Cursos
Análise de Dados para Vigilância em Saúde

Análise de Dados para Vigilância em Saúde

Formação é direcionada prioritariamente a profissionais de saúde que desempenham ações na vigilância, mas também estende-se a quem quer trabalhar na área

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) está com inscrições abertas para sete cursos em análise de dados para a vigilância em saúde, que têm o objetivo de ajudar a melhorar a formação dos profissionais que atuam em emergências sanitárias no Brasil. Os cursos são gratuitos, online e autoinstrucionais, garantindo a autonomia do aluno ao possibilitar o estudo a qualquer momento com material autoexplicativo em vários formatos (pdf, html, vídeos). Os estudantes também têm acesso a diversos códigos para análise de temas cotidianos, como dengue e cobertura vacinal.


O público-alvo dos cursos são profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que desempenham ações em vigilância, mas eles também podem ser feitos por quem quer trabalhar na área. O material foi desenvolvido por pessoas de diferentes instituições e municípios que atuam na vigilância em saúde e na análise de seus dados. Por isso, os temas são abordados a partir da reflexão sobre os desafios e necessidades cotidianas da vigilância, com o uso de bancos de dados reais e explicações sobre gerenciamento para otimizar a atuação na área. Há avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificado ao fim de cada curso.


A formação inicial é o curso Análise de Dados para Vigilância em Saúde, com 45 horas/aula (para se inscrever, clique aqui). Os alunos aprenderão a:



  • Gerenciar as diversas bases de dados oficiais de saúde

  • Produzir análises e visualizações de dados de interesse para a vigilância

  • Automatizar a produção de relatórios de rotina dos serviços da área

  • Construir diagramas de controle para monitoramento e indicadores espaciais simples para vigilância de doenças e agravos à saúde

  • Unir bancos de dados oficiais (linkage)

  • Formatar painéis (dashboards) para sistematização e visualização dos dados

  • Apropriar-se de elementos básicos do software R para uso na vigilância no SUS


Para aprofundar os temas acima, o ITpS oferece outros seis cursos, com 15 horas/aula cada um. São eles:


Visualização de dados de interesse para a vigilância em saúde


Objetivo: Capacitar para a produção de gráficos de interesse para a vigilância em saúde (de barras, de linhas, boxplots, pirâmides etárias e temporais de calor). Para se inscrever, clique aqui.


Produção automatizada de relatórios na vigilância em saúde


Objetivo: Ensinar a automatizar a produção de relatórios técnicos, organizando as rotinas de análises em documentos dinâmicos e interativos. Para se inscrever, clique aqui.


Construção de diagramas de controle na vigilância em saúde


Objetivo: Instruir a realização de análise exploratória para determinar anos epidêmicos e não epidêmicos e a construção de diagramas de controle com dados cotidianos da vigilância em saúde. Para se inscrever, clique aqui.


Linkage de bases de dados de saúde


Objetivo: Ensinar a linkar diferentes bases, da preparação dos bancos à análise da efetividade da operação. Para se inscrever, clique aqui.


Análise espacial de dados para a vigilância em saúde


Objetivo: Apresentar os conceitos básicos para a elaboração de mapas, detalhar como reconhecer dados espaciais em bancos de dados da saúde, transformar e visualizar essas informações e gerar mapas de interesse para a vigilância em saúde. Para se inscrever, clique aqui.


Construção de painéis (dashboards) para monitoramento de indicadores de saúde


Objetivo: Ensinar o conceito de dashboards, as técnicas para a geração de gráficos e tabelas interativas e a construção de um painel com indicadores de saúde. Para se inscrever, clique aqui.


Em caso de dúvidas, escreva para curso.analise.dados@gmail.com.


A formação em análise de dados dá início aos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS, que contam com financiamento da Johnson & Johnson Foundation. Nos próximos meses serão lançados: Investigação de Surtos e Epidemias, Plano de Contingência para Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico e Introdução à Vigilância Laboratorial e Genômica.


outros cursos
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942