X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Folha: Testes positivos para Covid diminuem e crescem para influenza, aponta pesquisa
Na mídia

Folha: Testes positivos para Covid diminuem e crescem para influenza, aponta pesquisa

22.03.2024

O percentual de exames com resultado positivo para gripe subiu no Brasil no último mês, enquanto aqueles positivos para covid caiu.


A positividade — número de exames com resultado positivo — para influenza A subiu de 16% para 25% no último mês, enquanto para covid despencou de 35% para 16%.


O VSR (Vírus Sincicial Respiratório), que gera complicações principalmente em crianças, também registrou alta na positividade — de 6% para 15%.


Os dados fazem parte de levantamento do ITpS (Instituto Todos pela Saúde), que desde 2022 monitora a situação epidemiológica da doença com base em testes de laboratórios.


Foram analisados 43 mil testes coletados entre 11 de fevereiro e 16 de março pelos laboratórios do Hospital Israelita Albert Einstein, Hilab, HLAGyn e Sabin, parceiros do instituto.


Os números indicam um surto de síndromes respiratórias fora de época, segundo o virologista Anderson Brito, coordenador do monitoramento do ITpS.


"Até 2019, a gente observava subidas de casos mais acentuadas principalmente nas épocas mais frias do ano —ao longo de maio, junho, julho e agosto. Com o isolamento físico para enfrentar a covid por mais de 3 anos, a sazonalidade mudou", diz.


(...)


Conteúdo disponível na Folha (clique aqui)


Leia também em:
Jornal de Brasília
O Tempo


 

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942