O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) realizou no dia 2 de julho o webinar Ecos da Assembleia Mundial de Saúde: Perspectivas e Desafios em Emergência de Saúde Pública para discutir questões relevantes para a preparação e resposta do Brasil a futuras epidemias e pandemias à luz das emendas feitas ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI), na 77ª Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra, e da discussão do Acordo de Pandemias.
O evento contou com a participação de importantes nomes da saúde pública brasileira. A abertura e o fechamento do webinar foram feitos pela diretora-presidente do ITpS, Mariângela Simão, e a moderação ficou a cargo de José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As apresentações foram feitas por Deisy Ventura, professora titular da Faculdade de Saúde Pública-Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP); Eduardo Hage Carmo, professor de pós-graduação da Fiocruz Brasília; e José Cerbino Neto, pesquisador da Fiocruz e do Instituto D'Or. O debate, na sequência, envolveu Carlos Morel, diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz; Gerson Penna, pesquisador da Fiocruz e da Universidade de Brasília (UnB); e Soraya Smaili, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A atuação do ITpS
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.
Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.
O ITpS atua em três frentes: