Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Em treinamento do Ministério da Saúde, Gerson Penna aborda lições das epidemias para fortalecer a preparação e resposta do Brasil
Notícias do ITpS

Em treinamento do Ministério da Saúde, Gerson Penna aborda lições das epidemias para fortalecer a preparação e resposta do Brasil

28.01.2026

O diretor-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), Gerson Penna, ministrou nesta segunda-feira, 26, uma aula no Treinamento em Gestão de Emergências em Saúde Pública (TGESP). Na apresentação, ele abordou a trajetória das grandes pandemias e epidemias enfrentadas pelo Brasil — varíola, peste bubônica, gripe espanhola, sarampo, aids, rubéola, cólera, H1N1, dengue e covid-1 — e as respostas construídas ao longo do tempo, considerando a estrutura de saúde existente em cada período, os recursos disponíveis e as estratégias adotadas.


Gerson também comparou os métodos de diagnóstico do passado com os avanços tecnológicos atuais, evidenciando a evolução da vigilância epidemiológica do sistema público brasileiro. "A história não serve apenas para registro. Ela é uma ferramenta estratégica. Quando ignoramos as lições deixadas pelas epidemias, corremos o risco de repetir erros", afirmou.


Outro aspecto abordado foi o papel da imprensa na cobertura das doenças em diferentes momentos da sociedade. Segundo Gerson, a forma como as epidemias foram comunicadas influenciou diretamente o comportamento da população, a adesão às medidas de prevenção e o sucesso das estratégias de enfrentamento. "A comunicação de risco é parte central da resposta em saúde pública. Informar bem é também salvar vidas", pontuou.



O diretor-presidente destacou ainda os impactos financeiros e sociais das grandes crises sanitárias, o número de óbitos e os fatores que colocaram o Brasil à frente de muitos países em determinados momentos, seja pelos avanços em campanhas de conscientização pelo uso da mídia como aliada ou, sobretudo, na consolidação da vacinação como eixo estruturante da proteção da população. Durante o treinamento, também compartilhou experiências pessoais à frente do enfrentamento de doenças como rubéola, cólera e dengue, trazendo bastidores e curiosidades desses períodos.


Como complemento, a aula contou com uma experiência imersiva em realidade virtual, desenvolvida pelo ITpS, que permitiu aos participantes vivenciar o ambiente do navio Demerara, que trouxe a gripe espanhola ao Brasil. A iniciativa integra as ações de inovação em educação em saúde do Instituto e tem sido utilizada em eventos para aproximar o público da história das crises sanitárias.


Ao final, Gerson reforçou a importância de instituições sólidas para o enfrentamento das emergências em saúde pública e defendeu que as ações do país nessa área sejam atualizadas e consolidadas em uma política de Estado para esse fim. "Emergências em saúde não respeitam ciclos políticos. Precisamos de continuidade, planejamento e instituições fortes, capazes de sustentar políticas públicas independentemente das transições de governo", destacou.



O TGESP é uma iniciativa do Ministério da Saúde, coordenada pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (Demsp), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em parceria técnica com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). 


O programa é voltado à capacitação de profissionais indicados pelos estados, que atuam diretamente nas emergências em saúde pública e ambiental, incluindo representantes das secretarias estaduais e municipais de Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), além de atores estratégicos do Ministério da Saúde e de entidades parceiras, como o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems).

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942

Termo de Uso e Aviso de Privacidade