X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Estadão: Covid e carnaval - festa pode provocar novo aumento de casos? Entenda
Na mídia

Estadão: Covid e carnaval - festa pode provocar novo aumento de casos? Entenda

14.02.2023

O carnaval deste ano é o que ocorre com o coronavírus em situação mais controlada desde que a pandemia foi decretada, há quase três anos. Especialistas em saúde não descartam eventual alta de casos, mas dizem que o aumento de ocorrências graves e mortes é mais improvável do que em edições anteriores. Reforçam também alguns cuidados para os foliões, como atualizar o esquema vacinal e evitar contato com pessoas com sintomas gripais.


O Brasil teve neste domingo, 12, o primeiro dia com zero mortes por covid notificadas desde o início da pandemia, segundo dados reunidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A marca não significa, necessariamente, a ausência de vítimas naquele dia, mas pode representar uma nova desaceleração da doença do País. A média móvel de óbitos (45) é a menor desde novembro do ano passado, assim como a de casos (9,1 mil).


(...)


Em boletim publicado na última semana, o Instituto Todos pela Saúde (ITpS) apontou que tanto a taxa de a positividade dos testes de covid-19, que está em 15%, quanto do vírus sincicial respiratório (18%) apresentaram leve tendência de alta no início deste mês. As análises foram feitas com base em 928 mil testes realizados pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, HLAGyn e Sabin.


Conforme o instituto, a taxa de positividade para VSR caiu para 7% em meados de janeiro após o surto observado no fim do ano, mas voltou a subir. Crianças de 0 a 4 anos são as principais infectadas pelo vírus. Em relação ao SARS-CoV-2, a taxa de positividade começou elevada neste início de ano (24%), caiu mais de dez pontos percentuais e teve leve aumento na última semana.


(...)


Conteúdo disponível no site do Estadão

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942