Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Estadão: Gripe segue em alta pelo País e é a principal causa de morte por síndrome respiratória entre idosos
Na mídia

Estadão: Gripe segue em alta pelo País e é a principal causa de morte por síndrome respiratória entre idosos

23.05.2025

Os casos de infecção pelo vírus influenza A, um dos causadores da gripe, continuam crescendo na maior parte do Brasil, segundo a última edição do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


A expansão do vírus é maior na região Centro-Sul, embora também seja observada em diversos estados das regiões Norte e Nordeste. O InfoGripe mostra ainda que o influenza A segue como principal responsável pela morte de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Além disso, é uma das três principais causas de óbito pela síndrome entre as crianças.


O aumento também é apontado em um novo relatório do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) feito a partir dos dados de laboratórios particulares.


De acordo com o documento, o número de testes positivos para influenza A subiu 13 pontos percentuais entre 12 de abril e 17 de maio, atingindo 31% – a maior alta no País desde setembro de 2022, quando 42% dos resultados indicavam a presença do vírus.


Ainda segundo o instituto, os maiores percentuais de positividade foram registrados nas faixas etárias de 5 a 9 anos (41%) e de 10 a 19 anos (40%).


Conteúdo disponível no Estadão (clique aqui)


Leia também em:

UOL

Terra

IstoÉ Dinheiro

MSN


Foto: Tiago Queiroz

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942

Termo de Uso e Aviso de Privacidade