X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Estadão: Maioria dos municípios do litoral de SP tem alta incidência da doença perto do ano-novo
Na mídia

Estadão: Maioria dos municípios do litoral de SP tem alta incidência da doença perto do ano-novo

26.12.2022

Fabiana Cambricoli


Prestes a receber o maior volume de turistas do ano para as celebrações do ano-novo, o litoral paulista vive alta de casos de covid-19. Ao menos oito dos 15 municípios da região registraram, na última semana, alta incidência de infecções por coronavírus, segundo análise do Estadão feita com base em levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).


O instituto calcula a taxa de casos de covid-19 por 100 mil habitantes por semana epidemiológica a partir dos dados informados pelos municípios ao Ministério da Saúde. A incidência da doença é classificada como alta quando esse número fica acima dos 100 registros por 100 mil habitantes. Considerando os últimos dados disponíveis, da semana epidemiológica 50, encerrada em 17 de dezembro, estão nessa situação dois municípios do litoral norte, um da Baixada Santista e cinco do litoral Sul.


Especialistas alertam para o risco de disseminação da doença durante as celebrações de ano-novo, quando as cidades litorâneas recebem centenas de milhares de turistas. “O risco de transmissão nas praias em si é baixo, porque são ambientes abertos. O problema são as baladas, os restaurantes fechados, as aglomerações de jovens”, alerta o imunologista Jorge Kalil, diretor-presidente do Instituto Todos pela Saúde.


De acordo com os dados do ITpS, a pior situação entre as cidades litorâneas é a de Caraguatatuba, com taxa de 894 casos por 100 mil habitantes - a sétima maior entre todos os municípios paulistas. Segundo os boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura do município, o número de infecções confirmadas triplicou em um mês, passando de 282 casos na semana 46 para 1.005 na semana 50. Entre as últimas semanas de outubro e as primeiras de novembro, antes do começo da nova onda de covid-19 no País, o número de novos casos semanais em Caraguatatuba não passava de 20.


O município, que espera entre 500 e 600 mil turistas para a semana do réveillon, também registra alta de internações por coronavírus, segundo os boletins epidemiológicos municipais. Na semana 46, eram nove hospitalizados nas unidades de saúde da cidade, com apenas um deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na última semana, o total de internados passou para 16, dos quais 12 estavam em UTI.


(...)


Conteúdo disponível no site do Estadão

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942