X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Folha: Para OMS, não é hora de baixar guarda do controle da pandemia de covid
Na mídia

Folha: Para OMS, não é hora de baixar guarda do controle da pandemia de covid

18.04.2022

Cláudia Collucci


A covid-19 continua sendo um grande perigo para a saúde pública e não é hora de os países baixarem a guarda na vigilância, na testagem, nas medidas sanitárias e, muito menos, na vacinação de suas populações.


O alerta veio de um comitê da OMS (Organização Mundial da Saúde) e foi divulgado na última quarta (13), em Genebra. Para a agência, a pandemia continua a afetar negativamente a saúde das populações em todo o mundo e representa um risco contínuo de disseminação internacional.


O comitê reforçou que os números menores de casos e mortes por covid-19 não significam necessariamente um “risco menor” da doença, uma vez que o vírus continua a evoluir é não é possível se dar ao luxo de ignorar essas mutações.


Na semana passada, houve o menor número de mortes por covid-19 no mundo desde os primeiros dias da pandemia. A queda nos casos de óbitos e infecções favoreceram o anúncio das novas medidas pelo governo brasileiro, divulgadas no último domingo (16).


No entanto, alguns países da Europa e da Ásia ainda enfrentam altos picos da doença, pressionando o seus hospitais.


(...)


No Brasil, a subvariante BA.2 já é majoritária entre os casos de covid no Brasil, representando quase 70% das amostras analisadas, segundo dados do ITpS (Instituto Todos pela Saúde).


As últimas sublinhagens BA.4. e BA.5 foram relatadas em vários países, incluindo a África do Sul e alguns países europeus. Até agora, porém, essas mutações não se traduziram em aumento no número de casos e de mortes.


(...)


Conteúdo disponível para assinantes da Folha (clique aqui)

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942