Comunicação
G1: Aumento de casos de influenza A em SP preocupa especialistas, mas pode ser reflexo de inverno atípico
Na mídia

G1: Aumento de casos de influenza A em SP preocupa especialistas, mas pode ser reflexo de inverno atípico

24.09.2022

Roberto Peixoto e Júlia Putini



Nas últimas semanas, o número de casos positivos para a influenza A, um dos vírus da gripe, subiu de 4,3% para 23,3%. Os dados são de um levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) que analisou testes moleculares realizados por alguns laboratórios privados (a grande maioria deles, 95%, nos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste).


Segundo o levantamento, que considera testes de viroses respiratórias entre 20 de agosto e 17 de setembro, percentuais mais elevados de positividade para esse tipo de gripe foram observados principalmente em adolescentes de 10 a 19 anos (52,5%), depois em crianças de 5 a 9 anos (40,8%) e em bebês de 0 a 4 anos (10,6%).


Em seu último Boletim InfoGripe, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também destacou o aumento de casos do vírus na cidade de São Paulo. De acordo com a análise, a capital paulista tem registrado tendência de aumento principalmente em crianças e adolescentes.


A Secretaria de Saúde do município, porém, afirma que os casos de síndromes gripais de uma forma geral seguem em queda, embora não tenha especificado o número exato de quadros de influenza A.


Especialistas ouvidos pelo g1 ressaltam que os números preocupam, tendo em vista que a influenza pode evoluir para quadros graves, principalmente em grupos de risco, como gestantes, idosos, menores de 4 anos e imunossuprimidos, mas lembram também que existe uma vacina gratuita e eficaz contra a doença no sistema público de saúde que previne justamente esses casos.


Nessa reportagem, você vai ver:


O que é a influenza A e qual a atual situação dos casos?


O que explica esse aumento de casos no estado de São Paulo?


O uso de máscaras deve voltar a ser obrigatório? E em escolas?


Quais são os principais sintomas da influenza A?


Como ocorre a transmissão?


Como evitar o contágio?


O que fazer em caso de suspeita?


(...)


Conteúdo disponível no G1 (clique aqui)


Legenda/crédito: Vírus de influenza A, que causa a gripe, em imagem de microscópio/CDC


Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942