Comunicação
Galileu: Subvariante BQ.1 já é responsável por 15% dos casos globais de covid-19
Na mídia

Galileu: Subvariante BQ.1 já é responsável por 15% dos casos globais de covid-19

15.11.2022

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein


Depois de atingir a Europa, além da China e dos Estados Unidos, a subvariante BQ.1 do coronavírus começa a despontar no Brasil e pode ser a responsável pelo crescente aumento de casos detectados nas últimas semanas.


Até sexta-feira (11), a subvariante já havia sido detectada em 49 países e era responsável por cerca de 15% das infecções pelo vírus no planeta, segundo informações do banco de dados Gisaid, que conta com a colaboração da Organização Mundial da Saúde (OMS).


(...)


Não é possível afirmar quantos casos foram causados pela BQ.1. Porém, o aumento dos números reforça os dados do relatório do Instituto Todos pela Saúde divulgado no início do mês: a taxa de positividade para o SARS-CoV-2 saltou de 3% para 17% no decorrer de outubro.


"No Brasil, começamos a detectar casos dessa variante em diferentes estados. Ela já é responsável por cerca de 15% das infecções globais, um reflexo da alta capacidade de transmissão e de evasão ao sistema imune que essa variante tem", destaca Anderson Ferreira Brito, virologista e pesquisador do ITpS. Ele ressalta porém, que a onda de casos da BQ.1 na Europa e nos outros continentes por onde ela circulou já mostra sinais de queda.


Escape do sistema imune


Uma das preocupações com o surgimento de novas variantes é justamente o escape ao sistema imune, seja pela vacinação ou pela infecção pelo Sars-CoV-2 adquirida previamente.


"Essa variante tem mais possibilidade de se disseminar justamente pela maior capacidade de evadir o sistema imune. Ela consegue evitar parte das defesas que nós adquirimos. Mas, de maneira nenhuma, isso significa que nosso organismo perdeu totalmente a capacidade de reconhecê-la", afirmou o virologista.


Segundo ele, pode acontecer de o reconhecimento pelo sistema imune ser mais lento ou ocorrer um pouco mais tarde, o que deve permitir que a variante consiga infectar a pessoa.


(...)


Conteúdo disponível no site na Galileu (clique aqui)

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942