Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Instituto Todos pela Saúde lança cursos gratuitos para fortalecer a vigilância em saúde
Notícias do ITpS

Instituto Todos pela Saúde lança cursos gratuitos para fortalecer a vigilância em saúde

15.09.2025

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lançou três novos cursos gratuitos, online e autoinstrucionais, para colaborar com a formação de profissionais da saúde que atuam ou desejam atuar na área da vigilância à saúde. As formações foram desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Agora, são seis os cursos oferecidos pelo ITpS.


Confira os cursos:


Análises de Séries Temporais Aplicadas


O curso busca capacitar técnicos e gestores para o uso de séries temporais em dados epidemiológicos. Aborda conceitos fundamentais e aplicações práticas que permitem identificar padrões, tendências e sazonalidades em registros de agravos e eventos de saúde pública. Entre os objetivos estão:


  • desenvolver a capacidade de aplicar métodos de séries temporais em dados de saúde;


  • interpretar resultados de forma crítica, reconhecendo limitações das análises;


  • elaborar relatórios técnicos que auxiliem a tomada de decisão no campo da vigilância.


Estatística Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde


Apresenta conceitos e técnicas de estatística espacial, fundamentais para compreender a distribuição de eventos em um território. Destinado a profissionais que trabalham com análise de dados em saúde, o curso oferece ferramentas que possibilitam:


  • analisar a ocorrência de agravos no espaço geográfico;


  • produzir mapas e fluxos analíticos reprodutíveis;


  • apoiar decisões de planejamento e políticas públicas com base em evidências.


Participação da Sociedade Civil Organizada na Preparação e Resposta às Emergências de Saúde Pública


Aborda a atuação dos diferentes agentes e setores envolvidos na gestão de risco e a elaboração de planos de prevenção, preparação, resposta e recuperação em ESP, com destaque para as ações dirigidas à participação da sociedade civil. Direcionado a lideranças e representantes de organizações da sociedade civil e dos organismos de controle social do SUS, além de gestores. Ajudará os alunos a:


  • reconhecer os riscos de ocorrência de Emergências em Saúde Pública (ESP);


  • entender princípios, etapas e ações envolvidos na gestão de risco;


  • reconhecer planos de prevenção, preparação, resposta e recuperação em ESP.


"Esses lançamentos democratizam o acesso a ferramentas modernas de análise, que são fundamentais para orientar políticas públicas baseadas em evidências", afirma Gerson Penna, diretor-presidente do Instituto. "Neste caminho, a qualificação de profissionais que atuam na vigilância é essencial para fortalecer o Sistema Único de Saúde e ampliar a capacidade de resposta diante de novos desafios."


Assim como em outras formações oferecidas pelo ITpS, os dois cursos são autoinstrucionais, com estimativa de seis semanas de duração. O conteúdo combina material didático estruturado, videoaulas, fóruns de interação e apoio automatizado para dúvidas. Ao final, também é necessária a aprovação em prova objetiva para emissão do certificado.


Com o financiamento da Johnson & Johnson Foundation, eles compõem o conjunto dos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde, ao lado de:





Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942

Termo de Uso e Aviso de Privacidade