X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Instituto Todos pela Saúde lança curso gratuito de Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais
Notícias do ITpS

Instituto Todos pela Saúde lança curso gratuito de Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais

04.04.2023

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lança nesta terça-feira, dia 4, o curso Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais para contribuir na formação dos profissionais da saúde que atuam em emergências sanitárias no Brasil. As inscrições estão abertas e as aulas já podem ser iniciadas (clique aqui)


O curso é direcionado prioritariamente a profissionais da saúde que trabalham nas redes municipais e estaduais, principalmente aqueles com foco na vigilância em saúde e no ambiente laboratorial. Foi desenvolvido na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante, pois pode ser realizado a qualquer hora utilizando o material autoexplicativo. Os alunos também têm acesso a ferramentas para uso diário no trabalho. Há avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados ao fim da conclusão do curso.


Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais tem o objetivo de qualificar profissionais e gestores da área da saúde para compreender as particularidades da investigação laboratorial, reconhecer a importância da vigilância genômica viral, identificar os métodos mais adequados e interpretar os resultados para responder de forma eficaz a eventos de emergência em saúde pública. 


Ao longo das 48 horas de duração, o curso fará com que o estudante compreenda as bases conceituais e metodológicas requeridas para a investigação laboratorial diagnóstica e de vigilância em saúde; reconheça as indicações e limitações das técnicas laboratoriais e das ferramentas de bioinformática aplicadas à vigilância molecular de patógenos emergentes; assimile os fluxos de trabalho, critérios de qualidade e etapas analíticas necessárias para a realização da testagem diagnóstica, triagem amostral e realização de vigilância genômica, incluindo sequenciamento de nova geração, em situações de emergência em saúde pública; esteja capacitado para avaliação crítica de resultados e para elaboração de relatórios técnicos de vigilância genômica.


A metodologia é ativa, baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos reais. Serão disponibilizados vídeos e materiais de apoio instrumentais para prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida, e indicação de bibliografia para o aprofundamento do assunto.


Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais é o quarto curso lançado pelo ITpS, depois de Análise de Dados para Vigilância em Saúde, Investigação de Surtos e Epidemias, e Preparação de Planos de Contingência. Eles compõem os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde, que foram desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Universidade Aberta dos SUS (UNA-SUS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).*


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que ajudem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador.


São parceiros a Fundação Itaú Social, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


 


*


Os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS têm financiamento da Johnson & Johnson Foundation.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942