O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) realizará no dia 1º de outubro, das 10h às 11h30, o webinário H5N1: estamos preparados para a ameaça de uma nova pandemia? O objetivo é traçar um panorama da gripe aviária no Brasil e mundo, abordando os riscos de infecções em humanos, e tratar da vigilância em animais e da interface com a vigilância epidemiológica.
O evento contará com a participação de importantes nomes da saúde brasileira. A abertura e o fechamento do webinário serão feitos pela diretora-presidente do ITpS, Mariângela Simão, e a moderação ficará a cargo de Gerson Oliveira Penna, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade de Brasília (UnB).
As apresentações serão feitas por Daniela de Queiroz Baptista, coordenadora de Sanidade Avícola do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Fabrício Marchini, gerente de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP); Fernanda Castro Boulos, diretora médica do Instituto Butantan; Gabriel Wallau, pesquisador da Fiocruz Pernambuco e consultor científico do ITpS; e Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios no Ministério da Saúde.
O link para o evento é https://us02web.zoom.us/j/88147370211#success.
Confira a agenda:
Abertura
Mariângela Simão
Constituição da mesa para as apresentações
Gerson Oliveira Penna
Panorama atual da gripe aviária no Brasil e no mundo
Marcelo Gomes
O vírus H5N1 e os riscos de infecção em
Gabriel Wallau
Vigilância da gripe aviária em animais e interface com a vigilância epidemiológica
Daniela de Queiroz Baptista
Discussão moderada com palestrantes, debatedores e participantes
Fernanda Castro Boulos
Fabrício Marchini
Encerramento
Mariângela Simão
A atuação do ITpS
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.
Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.
O ITpS atua em três frentes: