O Comitê Técnico-Consultivo (CTC) do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) tem novos integrantes: Adriano Massuda, coordenador do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Fundação Getulio Vargas (FGV); Antonio Silva Lima Neto, o Tanta, secretário de Vigilância da Secretaria da Saúde do Ceará; Marco Aurelio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Maria Amelia Veras, professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e líder do grupo de pesquisa NUDHES (Saúde, Sexualidade e Direitos Humanos da comunidade LGBT+).
Também integram o CTC quatro membros que fizeram parte do colegiado anterior. São eles: Marcia Castro, professora de Demografia e chefe do Departamento de Saúde Global e População na Escola de Saúde Pública de Harvard, que preside o Comitê; Adalberto Luís Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (INCT-Adapta); Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório de Bioinformática e da Unidade de Genômica Computacional DFA no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; e Manoel Barral, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia.
O Comitê Técnico-Científico é um órgão vinculado ao Conselho de Administração do ITpS e tem a responsabilidade de assessorar e fazer recomendações sobre temas técnicos e/ou científicos relacionados às atividades desempenhadas pelo Instituto. É composto por até seis integrantes, com mandato de dois anos que pode ser prorrogado por igual período.
Cada especialista selecionado atua em uma área de interesse do ITpS, como bioinformática, biologia molecular, epidemiologia, gestão do SUS, vigilância epidemiológica, dados e linkage de bases e saúde ambiental.
Na página O ITpS → Membros há informações mais detalhadas sobre cada um dos integrantes do CTC, além dos membros do mandato anterior. Também há perfis da equipe interna e do Conselho de Administração.
A atuação do ITpS
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.
O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. São associados a Fundação Itaú, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.
O ITpS atua em três frentes: