O Brasil sediou, de 8 a 12 de dezembro, em Fortaleza, a 6ª edição global do Programa de Treinamento de Liderança em Resposta a Surtos, idealizado pela Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (Goarn), iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e teve apoio logístico e técnico da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará (Fiocruz/CE) e do Instituto Todos Pela Saúde (ITpS).
O objetivo desse tipo de treinamento é aprimorar competências de liderança para o gerenciamento de emergências de saúde pública de alta complexidade, desenvolvendo habilidades para uma atuação estratégica, confiável e influente em contextos que exigem rápida tomada de decisão. Ao longo de cinco dias, foram abordados temas como gestão de tensões, coordenação eficaz entre múltiplos atores e a importância de um ambiente colaborativo.
Participaram do treinamento 21 profissionais de 10 organizações de 6 países da América Latina e Caribe. A gerente de Comunicação do ITpS, Bia Reis, envolvida com estratégias de comunicação de risco e desenvolvimento de cursos de liderança, acompanhou o treinamento.