Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
ITpS lamenta morte do virologista Amilcar Tanuri
Notícias do ITpS

ITpS lamenta morte do virologista Amilcar Tanuri

26.09.2025

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lamenta profundamente o falecimento do virologista Amilcar Tanuri (1958–2025), referência para a ciência brasileira e para a saúde pública mundial.


Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tanuri chefiava o Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia e era pesquisador associado da Universidade Columbia (EUA). Atuava também como coordenador das Ciências Biológicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho (Faperj).


Reconhecido por sua dedicação à ciência, recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Desde 2000, era consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na rede de pesquisa sobre resistência do HIV a medicamentos (HIV ResNet). Sua produção científica também abrangeu investigações sobre o vírus da Zika e a microcefalia.


No ITpS, Tanuri participou das discussões para a criação de uma política de Estado para enfrentamento às emergências em saúde pública e de uma estrutura para implementá-la, ao lado de um grupo de renomados especialistas. Também esteve envolvido no projeto Revisa, que articula uma rede nacional de centros voltados à detecção precoce de doenças com potencial epidêmico. 


"Tanuri escreveu uma sólida história na saúde e na educação brasileira. É uma referência para o país", lamentou o diretor-presidente do ITpS, Gerson Penna.


Para o diretor de operações do ITpS, Vanderson Sampaio, Tanuri foi não apenas um dos maiores pesquisadores da virologia no Brasil, mas também "um incansável militante da saúde pública e um ser humano extraordinário". Ele recordou também sobre sua convivência com o cientista. "Para mim, fica ainda a lembrança especial de tê-lo tido como professor. Ele inspirava pelo conhecimento, generosidade e compromisso com a ciência e com o país."


Amilcar Tanuri faleceu aos 67 anos, em 26 de setembro de 2025, em decorrência de complicações no coração devido à diálise.


Crédito da foto: JF Diorio/ITpS

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942

Termo de Uso e Aviso de Privacidade