X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
ITpS lança seis cursos gratuitos de análise de dados para profissionais da vigilância em saúde
Notícias do ITpS

ITpS lança seis cursos gratuitos de análise de dados para profissionais da vigilância em saúde

01.11.2022

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lança nesta terça-feira, 1º de novembro, seis cursos de análise de dados para a vigilância em saúde, dando seguimento à primeira formação, iniciada em outubro. Os cursos são gratuitos, têm 15 horas/aula cada e utilizam a linguagem R, ensinada no curso inicial. As inscrições estão abertas, e as aulas poderão ser feitas a partir do dia 22.


Direcionado prioritariamente aos trabalhadores de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), os cursos de Análise de Dados para a Vigilância em Saúde foram desenvolvidos por profissionais de diferentes instituições e municípios que atuam com vigilância. 


Conheça as novas formações:


Visualização de dados de interesse para a vigilância em saúde


Objetivo: Capacitar para a produção de gráficos de interesse para a vigilância em saúde (de barras, de linhas, boxplots, pirâmides etárias e temporais de calor). Para se inscrever, clique aqui.


Produção automatizada de relatórios na vigilância em saúde


Objetivo: Ensinar a automatizar a produção de relatórios técnicos, organizando as rotinas de análises em documentos dinâmicos e interativos. Para se inscrever, clique aqui.


Construção de diagramas de controle na vigilância em saúde


Objetivo: Instruir a realização de análise exploratória para determinar anos epidêmicos e não epidêmicos e a construção de diagramas de controle com dados cotidianos da vigilância em saúde. Para se inscrever, clique aqui.


Linkage de bases de dados de saúde


Objetivo: Ensinar a linkar diferentes bases, da preparação dos bancos à análise da efetividade da operação. Para se inscrever, clique aqui.


Análise espacial de dados para a vigilância em saúde


Objetivo: Apresentar os conceitos básicos para a elaboração de mapas, detalhar como reconhecer dados espaciais em bancos de dados da saúde, transformar e visualizar essas informações e gerar mapas de interesse para a vigilância em saúde. Para se inscrever, clique aqui.


Construção de painéis (dashboards) para monitoramento de indicadores de saúde


Objetivo: Ensinar o conceito de dashboards, as técnicas para a geração de gráficos e tabelas interativas e a construção de um painel com indicadores de saúde. Para se inscrever, clique aqui.


Os cursos são na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante ao possibilitar o estudo a qualquer hora com material autoexplicativo e apresentado em vários formatos (pdf, html, vídeos). Os alunos também terão acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho. Haverá avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados.


Os temas são abordados a partir da reflexão sobre os desafios e necessidades cotidianas da vigilância no SUS. São utilizados bancos de dados reais e oferecidos ao estudante códigos para análise de cobertura vacinal e casos de dengue, por exemplo, e explicações sobre gerenciamento para otimizar a atuação na vigilância em saúde.


A formação em análise de dados dá início aos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS. Além de Análise de Dados para a Vigilância em Saúde, nos próximos meses serão lançados: Investigação de Surtos e Epidemias, Plano de Contingência para Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico e Introdução à Vigilância Laboratorial e Genômica. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Universidade Aberta dos SUS (UNA-SUS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).*


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que ajudem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador.


São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas.

  • Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.


 


*


Os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS têm financiamento da Johnson & Johnson Foundation.


 

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942