O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lança nesta terça-feira, 1º de novembro, seis cursos de análise de dados para a vigilância em saúde, dando seguimento à primeira formação, iniciada em outubro. Os cursos são gratuitos, têm 15 horas/aula cada e utilizam a linguagem R, ensinada no curso inicial. As inscrições estão abertas, e as aulas poderão ser feitas a partir do dia 22.
Direcionado prioritariamente aos trabalhadores de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), os cursos de Análise de Dados para a Vigilância em Saúde foram desenvolvidos por profissionais de diferentes instituições e municípios que atuam com vigilância.
Conheça as novas formações:
Visualização de dados de interesse para a vigilância em saúde
Objetivo: Capacitar para a produção de gráficos de interesse para a vigilância em saúde (de barras, de linhas, boxplots, pirâmides etárias e temporais de calor). Para se inscrever, clique aqui.
Produção automatizada de relatórios na vigilância em saúde
Objetivo: Ensinar a automatizar a produção de relatórios técnicos, organizando as rotinas de análises em documentos dinâmicos e interativos. Para se inscrever, clique aqui.
Construção de diagramas de controle na vigilância em saúde
Objetivo: Instruir a realização de análise exploratória para determinar anos epidêmicos e não epidêmicos e a construção de diagramas de controle com dados cotidianos da vigilância em saúde. Para se inscrever, clique aqui.
Linkage de bases de dados de saúde
Objetivo: Ensinar a linkar diferentes bases, da preparação dos bancos à análise da efetividade da operação. Para se inscrever, clique aqui.
Análise espacial de dados para a vigilância em saúde
Objetivo: Apresentar os conceitos básicos para a elaboração de mapas, detalhar como reconhecer dados espaciais em bancos de dados da saúde, transformar e visualizar essas informações e gerar mapas de interesse para a vigilância em saúde. Para se inscrever, clique aqui.
Construção de painéis (dashboards) para monitoramento de indicadores de saúde
Objetivo: Ensinar o conceito de dashboards, as técnicas para a geração de gráficos e tabelas interativas e a construção de um painel com indicadores de saúde. Para se inscrever, clique aqui.
Os cursos são na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante ao possibilitar o estudo a qualquer hora com material autoexplicativo e apresentado em vários formatos (pdf, html, vídeos). Os alunos também terão acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho. Haverá avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados.
Os temas são abordados a partir da reflexão sobre os desafios e necessidades cotidianas da vigilância no SUS. São utilizados bancos de dados reais e oferecidos ao estudante códigos para análise de cobertura vacinal e casos de dengue, por exemplo, e explicações sobre gerenciamento para otimizar a atuação na vigilância em saúde.
A formação em análise de dados dá início aos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS. Além de Análise de Dados para a Vigilância em Saúde, nos próximos meses serão lançados: Investigação de Surtos e Epidemias, Plano de Contingência para Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico e Introdução à Vigilância Laboratorial e Genômica. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Universidade Aberta dos SUS (UNA-SUS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).*
A atuação do ITpS
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que ajudem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador.
São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.
O ITpS atua em três frentes:
*Os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS têm financiamento da Johnson & Johnson Foundation.