O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) recebeu, no dia 20 de março, em São Paulo, a visita do novo representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Cristian Morales Fuhrimann, que assumiu no fim de fevereiro o posto, sucedendo Socorro Gross. O objetivo foi apresentar os projetos desenvolvidos, conversar sobre a parceria entre as duas instituições e, também, debater os desafios enfrentados na área da saúde pública.
No dia anterior, o coordenador do Programa de Emergências em Saúde da Opas, Alexander Rosewell, e o consultor nacional, Rodrigo Said, também estiveram na sede do ITpS para revisar os projetos realizados em parceria. Eles abrangem importantes áreas da saúde pública, como inteligência epidemiológica, vigilância de patógenos zoonóticos, monitoramento de águas residuais, organização da rede laboratorial para emergências em saúde pública e o fortalecimento da abordagem de Uma Só Saúde. No entanto, dentre os trabalhos realizados em conjunto, dois merecem destaque:
Sistema Aprimorado das Vigilâncias em Epidemiologia Digital (Saved): projeto em desenvolvimento que utiliza ferramentas computacionais avançadas para gerar alertas com base em inteligência epidêmica e vigilância sindrômica. Essa iniciativa tem evoluído significativamente e representará um passo fundamental na modernização da resposta a surtos e epidemias.
Vigiares: desenvolvido com o Conass e o Ministério da Saúde, o Vigiares tem como principal objetivo apoiar os estados na elaboração de planos de contingência para síndromes respiratórias agudas. A preparação para possíveis emergências em saúde pública relacionadas a patógenos respiratórios é um pilar essencial para uma resposta rápida e eficaz.
A parceria com a Opas, consolidada nos dois últimos anos, tem o objetivo de impulsionar avanços em diversas frentes da saúde pública, em um trabalho desenvolvido com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), além de secretarias estaduais e municipais de Saúde.