Após dois anos à frente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a médica pediatra e sanitarista Mariângela Simão deixou a instituição no fim de março para assumir a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.
Sob sua liderança, o ITpS desenvolveu e estruturou projetos de vigilância epidemiológica e análise de dados em parceria com o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), universidades e institutos de pesquisa, entre outras instituições.
Mariângela deixa um legado marcado por sua escuta atenta, capacidade de articulação, energia incansável e compromisso histórico com a saúde coletiva e o Sistema Único de Saúde (SUS). Sua passagem pelo ITpS inspirou a equipe a pensar a saúde pública de forma mais integrada, inclusiva e estratégica — qualidades que certamente também marcarão sua gestão na SVSA.
"A liderança de Mariângela foi decisiva para a consolidação da proposta de um Centro de Prevenção e Controle de Doenças no Brasil. Sua visão sistêmica e experiência internacional ajudaram a impulsionar uma agenda concreta de política pública para o setor", afirma Paulo Chapchap, presidente do Conselho de Administração do ITpS.
Antes de chegar ao ITpS, Mariângela foi diretora-geral adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos e Produtos Farmacêuticos, entre 2017 e 2022. Com quase 30 anos de experiência no sistema público de saúde brasileiro, atuou nas secretarias de Saúde de Curitiba e do Paraná, foi diretora do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e diretora de Prevenção, Gênero e Direitos Humanos do Programa das Nações Unidas para o HIV-Aids.
A partir de abril, o diretor de Operações do ITpS, Vanderson Sampaio, responde interinamente como diretor-presidente do Instituto.