X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
O Globo: Especialistas apontam o que atual governo deve fazer para Brasil voltar a ser referência em vacinação
Na mídia

O Globo: Especialistas apontam o que atual governo deve fazer para Brasil voltar a ser referência em vacinação

01.01.2023

Evelin Azevedo


O governo que toma posse hoje tem uma série de desafios no campo da saúde. A nova ministra da pasta, Nísia Trindade, já afirmou em entrevista ao GLOBO que sua missão é entregar o Sistema Único de Saúde (SUS) forte e que uma das suas prioridades será a vacinação. A última vez que o Brasil atingiu uma cobertura vacinal geral de 95% foi em 2015. De lá para cá, os índices ficaram muito abaixo do recomendado para garantir uma proteção para a população no geral.


— A vacinação salva vidas. É o que de melhor existe em termos médicos, porque previne as doenças. O desenvolvimento de imunizantes foi um dos fatores que possibilitou a queda nos índices de mortalidade infantil. Se nossas coberturas vacinais continuarem baixas, voltaremos a enfrentar doenças que quase não víamos mais, como tem acontecido com o sarampo — afirma Jorge Kalil, diretor-presidente do Instituto Todos pela Saúde e professor de imunologia clínica da Faculdade de Medicina da USP.


O Globo ouviu especialistas em vacinação para apontar quais estratégias o país deve adotar para voltar a ser referência mundial em termos de imunização. Em 2023, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa 50 anos de existência.


(...)


Conteúdo disponível no site de O Globo 





 


 



Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942