X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
O Globo: Taxa de positivos para covid no Brasil cai e é ultrapassada por gripe e VSR, diz novo levantamento
Na mídia

O Globo: Taxa de positivos para covid no Brasil cai e é ultrapassada por gripe e VSR, diz novo levantamento

01.04.2024

A positividade – percentual de testes que tiveram o resultado positivo – para a covid-19 caiu no Brasil de 30% para 12% nas últimas cinco semanas epidemiológicas, período que foi de 24 de fevereiro a 23 de março, mostra o novo relatório do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).


No entanto, o levantamento também revela que a taxa de positivos para o Influenza A, patógeno que causa a gripe, cresceu de 20% para 25%, ou seja, 1 a cada 4 testes hoje confirmam a doença no país. Além disso, a taxa para o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa da bronquiolite infantil, avançou de 6% para 18%. Com isso, ambos ultrapassaram a positividade do novo coronavírus.


As análises do monitoramento feito pelo ITpS são baseadas em dados de 856.224 diagnósticos moleculares feitos pela Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein, Hilab, HLAGyn e Sabin.


Em comunicado, o instituto destaca que 2024 começou com uma alta de todos os vírus respiratórios. A positividade da covid-19 chegou ao pico em fevereiro, quando 35% dos testes, ou seja, mais de 1 a cada 3, confirmavam a doença. Desde então, a taxa vem caindo até chegar a 12% no final de março, a menor desde agosto de 2023.


“A positividade dos testes de covid-19 apresenta queda em todas as regiões do país e faixas etárias”, diz a nota. Ainda assim, "entre as unidades federativas com dados suficientes para análise individual, os maiores percentuais são observados no Paraná (24%), em Minas Gerais (21%) e no Rio Grande do Sul (21%)”.


Por outro lado, o crescimento do Influenza A foi progressivo desde o começo do ano, saindo de 10%, no fim de janeiro, para 25% agora. O mesmo pode ser observado para o VSR, que estava com uma positividade em 3% no início de 2024 e avançou até chegar a 18% no final de março.


“Os estados com os maiores percentuais de positividade para o Influenza A são: São Paulo (25%), Santa Catarina (24%) e Rio de Janeiro (24%), respectivamente. Em contrapartida, o Distrito Federal (13%) teve a menor positividade entre os monitorados. Os demais estados não apresentaram dados suficientes para o monitoramento até o momento”, diz o levantamento do ITpS.


(...)


Conteúdo disponível em O Globo (clique aqui)


Leia também em:
Folha de Pernambuco
Tribuna do Sertão

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942