X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
O Globo: Unidos pela Saúde
Na mídia

O Globo: Unidos pela Saúde

13.06.2023

Margareth Dalcolmo


Realiza-se nesta próxima semana, em São Paulo, o congresso internacional Unidos pela Saúde, com o objetivo de rever cientificamente e refletir sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no Brasil, neste quarto ano de evolução. Médicos e pesquisadores, da academia e órgãos governamentais, e sociedade civil, brasileiros e convidados de países como Espanha, Estados Unidos, África do Sul e Israel, que se dedicaram nos últimos anos, reúnem-se num evento para marcar história e produzir mais conhecimento sobre a pandemia.


Por iniciativa de um grupo de médicos que compuseram um comitê científico de peso e de diferentes especialidades, coordenado pelo Professor Jorge Kalil, com Pedro Hallal, Natalia Pasternak, Alexandre Naime, Jair Mari, Ludhmila Hajjar, Christian Kieling, Nelson Teich, Renato Kfouri e Margareth Dalcolmo, todos que participaram de estudos no período, elaborou-se um programa que contempla temas de relevância, com base no princípio de que mais do que celebrar nossos sucessos, necessariamente temos que reconhecer e aprender com os erros cometidos, quer por inação ou por equívoco, para melhor nos prepararmos para futuras emergências sanitárias.


(...)


O momento pede e comporta também celebrar os casos de sucessos nacionais e internacionais. No Brasil, foi inovadora a iniciativa denominada Todos pela Saúde reunindo recursos privados destinados a para ajudar o país a responder à Covid-19. Contando com especialistas em diversas áreas acabou sendo uma das fontes de informação mais confiáveis sobre a doença, de par com o consórcio de veículos de imprensa, combatendo campanhas anticientíficas e de desinformação. O Todos pela Saúde gerou ideias ousadas, financiou projetos, alguns muito bem sucedidos e implementados, revelando uma nova forma de cooperação no Brasil.


Eventos dessa natureza reforçam que essa fusão entre o engajamento público, privado e da comunidade cientifica seja o caminho mais sereno e democrático, baseado no que a demonstração científica e a verdade nos ensinaram, para vencer o reducionismo que distingue ciência e política e o ceticismo que cria a falsa encruzilhada entre certo e errado. Quando as versões sobre a pandemia forem escritas, e estas serão muitas, nos mais variados campos, é fundamental que a história seja contada como foi, obscura ou luminosa, porém sem vieses ou interpretações tendenciosas, que seguramente seriam refutadas à luz da ciência, já que a contemporaneidade não permite escamoteio, e a democracia não pode ter segredos, mesmo com as melhores intenções.


(...)


Conteúdo disponível em O Globo (clique aqui)

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942