Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Positividade para covid-19 cresce há oito semanas e chega a 13% com tendência de alta, mostram análises do Instituto Todos pela Saúde
Notícias do ITpS

Positividade para covid-19 cresce há oito semanas e chega a 13% com tendência de alta, mostram análises do Instituto Todos pela Saúde

22.08.2025

A positividade para o vírus SARS-CoV-2 (covid-19) cresceu pela oitava semana consecutiva e alcançou 13% na Semana Epidemiológica 33 (SE 33), encerrada em 16 de agosto. A tendência é de alta, com aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) nas próximas semanas.


As análises são do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com dados de exames feitos pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, Fleury, Hermes Pardini, Hilab, HLAGyn, Hospital Israelita Albert Einstein, Sabin e Target. Desde dezembro de 2021, o ITpS já analisou 5.677.813 resultados de exames que detectam diferentes patógenos respiratórios.



A faixa etária com maior percentual de resultados positivos é a de 50-59 anos, com 18%. A positividade é de 16% para 30-39 anos e 40-49 anos e varia de 11% a 14% a partir de 60 anos. A menor é entre crianças de 5 a 9 anos, com 3%. Entre as Unidades Federativas com dados suficientes para análises individuais, Distrito Federal (19%), Rio de Janeiro (18%) e São Paulo (18%) têm as positividades mais altas.


Em contrapartida à alta do SARS-CoV-2, os demais Vírus Respiratórios de Importância em Saúde Pública (Vrisp) – Influenza A, Influenza B e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – estão com positividade igual ou abaixo de 5%.


Os monitoramentos de patógenos respiratórios são atualizados semanalmente no site do ITpS, em gráficos dinâmicos: https://www.itps.org.br/pesquisa/monitoramento-de-patogenos-respiratorios.


A atuação do ITpS

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. 


Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 

  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica – Ajudar a organizar, integrar, melhorar e manter redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e para cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.
  • Análise de dados – Contribuir para promover análise e integração de bancos de dados para subsidiar políticas públicas baseadas em informações científicas.
  • Formação e informação – Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas; tornar públicas as informações científicas.


Contato para imprensa:

itps_imprensa@balmantconteudo.com.br | (11) 99597-7795

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942

Termo de Uso e Aviso de Privacidade