X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Lupa: É falso que CDC admitiu que falsificou 99% das mortes por covid-19
Agência Lupa

Lupa: É falso que CDC admitiu que falsificou 99% das mortes por covid-19

09.10.2023

Maiquel Rosauro / Porto Alegre

Post nas redes sociais alega que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos admitiu que falsificou 99% das mortes por covid-19 a fim de assustar o público e fazê-lo tomar a vacina. É falso.

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

"CDC admite que falsificou 99% das mortes por covid-19 para assustar o público e fazê-lo tomar a vacina."
Texto em post que, até 17h do dia 5 de outubro de 2023, havia sido compartilhado por 2,8 mil usuários no X

FALSO

O CDC não falsificou 99% das mortes pela covid-19. A mensagem enganosa tem origem em um erro presente em uma reportagem do jornal britânico Daily Mail publicada em 28 de agosto de 2023, às 20h24. O veículo equivocou-se ao interpretar um gráfico do Covid Data Tracker, painel do CDC que agrega o número de óbitos semanais registrados nos Estados Unidos pelo novo coronavírus. Em 29 de agosto, às 15h42, foi publicada uma correção. Sites desinformativos aproveitaram-se do engano, no entanto, para disseminar a afirmação enganosa.

Originalmente, o texto do Daily Mail havia dito que, na semana de 13 a 19 de agosto, 99% das mortes de covid-19 não haviam tido o vírus como sua causa principal nos Estados Unidos. A informação está errada porque o jornal não considerou uma nota de rodapé do gráfico do CDC, explicando que a porcentagem de mortes por covid-19 ali apresentada foi calculada em relação ao total de óbitos por todas as causas – e não que era a quantidade dos que foram realmente causados pela doença.

“Os números mais recentes da agência mostram que, na semana encerrada em 19 de agosto, 1,7% de todas as mortes nos EUA foram causadas pela covid-19”, diz trecho da matéria corrigida do Daily Mail. O gráfico atualizado mostra um percentual de 1,6%.

Esse conteúdo também foi verificado por Associated Press, USA Today e Projeto Comprova.

Nota: Este conteúdo foi produzido pela Lupa com apoio do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Para ler o texto no site da Lupa, clique aqui.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942