A médica pediatra e sanitarista Mariângela Simão, que foi diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos e Produtos Farmacêuticos entre 2017 e 2022, é a nova diretora-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Mariângela assume a função no lugar do imunologista Jorge Kalil, que durante dois anos estruturou as bases de atuação da instituição, com o estabelecimento dos três pilares, e difusão das ações do Instituto para a sociedade. Kalil sai para se dedicar a projetos científicos, entre eles o desenvolvimento da vacina nasal contra a covid-19.
Com quase 30 anos de experiência no sistema público de saúde brasileiro, Mariângela trabalhou nas secretarias de Saúde de Curitiba e do Paraná, foi diretora do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e diretora de Prevenção, Gênero e Direitos Humanos do Programa das Nações Unidas para o HIV-Aids.
O ITpS iniciou os trabalhos em fevereiro de 2021 com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.
O ITpS atua em três frentes: