X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
O Globo: Da baixa imunidade às novas variantes - o que está por trás do aumento das doenças respiratórias em crianças
Na mídia

O Globo: Da baixa imunidade às novas variantes - o que está por trás do aumento das doenças respiratórias em crianças

26.05.2022

Bernardo Yoneshigue


Nesta segunda e terça-feira, dois bebês, de onze e um mês, morreram com uma infecção viral na fila de espera para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde de Pernambuco. O estado vive um surto de infecções respiratórias em crianças, com 45 pessoas à espera de um leito na UTI pediátrica, que está com taxa média de 82% de ocupação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A pasta afirmou que o número de solicitações para a unidade intensiva chega a ser 3,5 vezes maior que o do último ano, o que “extrapola qualquer planejamento”.


Em nota, a SES-PE atribuiu esse crescimento à “maior exposição das crianças aos diversos vírus” após períodos mais severos da pandemia. E essa explosão que o estado nordestino vive não acontece apenas lá. Segundo informações do sistema InfoGripe da Fiocruz, que utiliza dados do Ministério da Saúde, nos quatro primeiros meses de 2022 foram registrados no país 35.603 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de 0 a 11 anos, um aumento de 43,1% em relação ao mesmo período de 2021, quando esse número era de 24.878.


(...)


Nessas faixas etárias, além da Covid-19 e da Influenza, há a prevalência alta de infecções por outros agentes, como os adenovírus e rinovírus, que causam resfriado, e, principalmente nas crianças de 0 a 4 anos, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O último boletim da Fiocruz reforçou que há um aumento significativo neste grupo das SRAG relacionadas ao VSR. Um levantamento do Instituto Todos pela Saúde mostrou ainda que, na última semana, mais de 40% dos casos de infecções respiratórias de crianças foram pelo vírus.


(...)


Conteúdo disponível para assinantes de O Globo (clique aqui)

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942