Comunicação
O Globo: Ministério da Saúde descarta segundo caso suspeito de Deltacron no Brasil
Na mídia

O Globo: Ministério da Saúde descarta segundo caso suspeito de Deltacron no Brasil

18.04.2022

Melissa Duarte


O Ministério da Saúde descartou o segundo possível diagnóstico de Covid-19 provocado por Deltacron no Brasil. Segundo relatório obtido pelo GLOBO com exclusividade, a amostra coletada no Pará é formada, em maior parte, por material genético da Delta, com "mutações pontuais".


Segundo um integrante do ministério ouvido em caráter reservado pelo Globo, trata-se de “uma nova subvariante por recombinação gênica”. O relatório informa que a amostra traz “um vírus com genoma híbrido composto por um perfil de mutações bem distinto das outras variantes recombinantes já identificadas”.


Especialistas explicam que uma subvariante recombinante surge, provavelmente, quando um indivíduo é infectado por duas cepas diferentes ao mesmo tempo e elas se combinam dentro das células, formando uma nova, numa espécie de “sopa de letrinhas”.


(...)


— É um recombinante de Ômicron e Delta, que aparentemente não conseguiu se disseminar, pois vírus com perfil de Delta ou Ômicron BA.1 encontram um ambiente pouco favorável à transmissão, já que as pessoas estão imunizadas contra esses vírus — explica o virologista do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), Anderson Brito, membro do Pango Network, grupo de voluntários que ajuda a classificar variantes.


Conteúdo disponível para assinantes de O Globo (clique aqui)

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942