X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Positividade para covid-19 inverte tendência de alta e cai pela primeira vez desde março
Notícias do ITpS

Positividade para covid-19 inverte tendência de alta e cai pela primeira vez desde março

29.06.2022

O percentual de testes positivos para covid-19 caiu de 45,3% para 40,6% na última semana (18 a 25 de junho), indica análise do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com testes realizados pelos laboratórios particulares Dasa, DB Molecular e HLAGyn. Trata-se da primeira queda na positividade desde 26 de março. Na ocasião, após marcar 3,6%, a taxa inverteu a tendência de baixa e passou a subir semana após semana.



A queda na positividade para covid-19 se deu em todas as faixas etárias, exceto entre crianças de 0 a 4 anos (alta de 16% para 18%). As maiores reduções foram observadas em pessoas de 40 a 49 anos (de 51% para 44%), de 10 a 19 anos (de 36% para 30%) e de 30 a 39 anos (de 47% para 42%).



Nos estados analisados, com exceção de Goiás (de 39% para 41%), os demais apresentaram redução da positividade: Mato Grosso (de 42% para 34%), São Paulo (de 46% para 40%), Distrito Federal (de 52% para 49%), Minas Gerais (de 35% para 33%) e Rio de Janeiro (de 47% para 46%).



A inversão da curva de positividade para covid-19 ocorre após a disseminação das subvariantes BA.4 e BA.5. Relatório divulgado pelo ITpS na quinta-feira passada mostrou que, em duas semanas, a identificação dessas duas sublinhagens passou de 44% para 79,3% no total de amostras positivas para SARS-CoV-2. Como não há por enquanto a ocorrência de novas variantes, a tendência é que a taxa de positividade continue em queda. 


O ITpS acompanha a chegada e disseminação da Ômicron no Brasil desde dezembro de 2021. Dos 318.746 testes realizados desde 1º de fevereiro, pouco mais de 90% foram coletados em estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Os dados dos laboratórios não nos permitem avaliar a dinâmica de espalhamento do SARS-CoV-2 no Norte, Nordeste e Sul.


O relatório atual também analisou o comportamento do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa infecções respiratórias comuns em pessoas de todas as faixas etárias, mas pode ser grave para crianças pequenas e idosos. Na última semana, a positividade para VSR passou de 7,6% para 6,4%. Em relação à Influenza A, o percentual foi de 4,4% para 3,9%.


O ITpS está monitorando a circulação dos vírus respiratórios utilizando dados dos laboratórios parceiros — este é o 10º relatório. O objetivo é fornecer para o poder público, a imprensa e a sociedade informações com agilidade, para ajudar na tomada de decisões de saúde. Paralelamente, o ITpS também realiza o acompanhamento das variantes da Ômicron em circulação no país. Os dois relatórios são divulgados em semanas alternadas e estão disponíveis do site do ITpS: itps.org.br.


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que ajudem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas.

  • Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.


À frente do ITpS


Renomados pesquisadores, professores e gestores integram o conselho administrativo, o comitê científico e a direção do ITpS, que tem o imunologista Jorge Kalil como diretor-presidente. Professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP, Kalil é diretor do serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor). É membro do Conselho de Gestão de Dados e Segurança, grupo criado pelo governo dos Estados Unidos para supervisionar os testes de vacinas anti-covid-19 no país. Foi presidente do Instituto do Coração (2006-2008) e diretor do Instituto Butantan (2011-2017).

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942