X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Pesquisas APOIADAS
Validação da técnica RT-Lamp no diagnóstico da covid-19 em uma escola pública no município de São Caetano

Validação da técnica RT-Lamp no diagnóstico da covid-19 em uma escola pública no município de São Caetano

Fundação Faculdade de Medicina da USP

Estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da iniciativa Todos pela Saúde e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), viabilizou o desenvolvimento da técnica RT-LAMP e sua aplicação no diagnóstico da covid-19. O método já era utilizado no diagnóstico de outras doenças infecciosas, como dengue, zika e chikungunya.


A primeira fase da pesquisa Validação da técnica RT-Lamp no diagnóstico da covid-19 em uma escola pública no município de São Caetano envolveu o desenvolvimento da técnica, de biologia molecular, mas de baixo custo – cerca de R$ 20. A partir da coleta da saliva da pessoa, o exame detecta se há presença do SARS-CoV-2 e, em caso positivo, qual é a variante. LAMP é a sigla para amplificação isotérmica mediada por loop. Como o RT-PCR, teste considerado padrão-ouro para covid-19, a RT-LAMP é um exame de amplificação do ácido nucleico, mas seu processo é realizado em um ambiente sem variação de temperatura. 


 



 


A segunda etapa do estudo foi a validação do RT-LAMP em campo, na escola Oscar Niemayer, da rede municipal de São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo. Com a volta às aulas na escola, a partir de setembro, professores, funcionários e alunos assintomáticos passaram a ser testados uma vez por semana. O resultado era divulgado no mesmo dia da coleta. Se alguém de uma classe testasse positivo, a turma inteira ficaria em casa, e a testagem seria repetida a cada dois dias, para análise da dinâmica do vírus. Mas essa situação não aconteceu.


Os pesquisadores também desenvolveram uma plataforma online para organizar o monitoramento remoto dos moradores com sintomas de covid-19 por equipes de saúde e a coleta domiciliar de amostras para análise e diagnóstico. 


Artigos publicados:


Clinical features and natural history of the first 2073 suspected covid-19 cases in the corona São Caetano primary care programme: a prospective cohort study (clique aqui)


A novel saliva RT-LAMP workflow for rapid identification of covid-19: cases and restraining viral spread (clique aqui)


Recursos investidos: R$ 502.747,00 


Instituição: Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)


 


Baixe a apresentação da pesquisa
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942