X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
pesquisa

Histórico de surtos de patógenos respiratórios

DATA DE PUBLICAÇÃO: 09.05.2024

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) realiza desde janeiro/fevereiro de 2022 o monitoramento dos patógenos respiratórios. Para isso, integra e analisa resultados de testes diagnósticos moleculares feitos pelos laboratórios Sabin, HLAGyn, Hilab, Hospital Israelita Albert Einstein, Fleury, DB Molecular e Dasa. Desde o início da parceria já foram analisados mais de 4 milhões de resultados. Nesta página, as análises aparecem de forma histórica e consolidada, e as atualizações são feitas periodicamente, sempre que novos dados são recebidos e incluídos.


1. Cenário epidemiológico dos vírus SARS-CoV-2, Influenza A/B e VSR


No gráfico a seguir estão as taxas de positividade para os quatro patógenos respiratórias de importância para a saúde pública. 


-------IMG1 LINE PANEL4-------




Para fins de comparação entre os principais patógenos respiratórios circulantes, os próximos gráficos consideram somente resultados de painéis virais, exames que detectam simultaneamente o seguinte conjunto de vírus nas amostras: SARS-CoV-2, Influenza A, Influenza B e VSR.


Aqui estão os números absolutos de testes positivos por patógeno:


-------IMG2 BAR PANEL4-------




2. Taxas de positividade de testes por estados e faixas etárias


Com os resultados dos testes é possíve rastrear a positividade dos testes de covid-19 por estados e faixas etárias, como mostram os dois gráficos a seguir. Espaços em branco indicam que não houve dados suficientes para a análise.


Ênfase em unidades federativas.


-------IMG8 HEATMAP UF------- 




-------MG9 HEATMAP SC2-------

Ênfase em faixas etárias.





Abaixo, os números mostram a evolução das infecções por Influenza A (gripe): 


-------IMG10 HEATMAP FLUA-------




3. Cenário epidemiológico de outros patógenos respiratórios


Além dos vírus citados acima, alguns testes que analisamos detectam simultaneamente um outro conjunto de vírus nas amostras – Rinovírus, Enterovírus, Metapneumovírus, Vírus Parainfluenza, Bocavírus, Coronavírus sazonais e Adenovírus –, além de bactérias como Bordetella, Mycoplasma e Chlamydophila.


A seguir estão as taxas de positividade de patógenos identificados por testes de painel de amplo espectro: 


-------IMG5 LINE PANEL8-------




Esses testes, menos frequentes, são avaliados de forma isolada para uma melhor comparação. Como muitos desses patógenos afetam crianças, esses painéis amplos são frequentemente mais solicitados no grupo de 0 a 4 anos.


Aqui estão os números absolutos de testes positivos para outros patógenos: 


-------MG6 BAR PANEL8-------




O gráfico abaixo mostra o número de testes positivos e negativos, por semana epidemiológica, considerando a somatória de todos os patógenos analisados:


-------IMG1 BAR POSNEG-------




O ITpS agradece aos laboratórios parceiros, Sabin, HLAGyn, Hilab, Hospital Israelita Albert Einstein, Fleury, DB Molecular e Dasa, que gentilmente nos forneceram dados de diagnósticos moleculares (RT-PCR, Flow Chip e antígeno) para compreendermos o atual cenário epidemiológico.

VOLTAR
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942