O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) realiza desde janeiro/fevereiro de 2022 o monitoramento dos patógenos respiratórios. Para isso, integra e analisa resultados de testes diagnósticos moleculares feitos pelos laboratórios Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein, Hilab, HLAGyn e Sabin. Desde o início da parceria já foram analisados mais de 4 milhões de resultados. Nesta página, as análises aparecem de forma histórica e consolidada, e as atualizações são feitas periodicamente, sempre que novos dados são recebidos e incluídos.
O gráfico abaixo mostra o número de testes positivos e negativos, por semana epidemiológica, considerando a somatória de todos os patógenos analisados:
Recorte de dados a partir de final de fevereiro para melhor visualização em relação ao eixo y (número de testes positivos e negativos)
1. Cenário epidemiológico dos vírus SARS-CoV-2, Influenza A/B e VSR
No gráfico a seguir estão as taxas de positividade para os quatro principais patógenos.
Para fins de comparação entre os principais patógenos respiratórios circulantes, os próximos gráficos consideram somente resultados de painéis virais, exames que detectam simultaneamente o seguinte conjunto de vírus nas amostras: SARS-CoV-2, Influenza A, Influenza B e VSR.
Aqui estão os números absolutos de testes positivos por patógeno:
2. Cenário epidemiológico de outros patógenos respiratórios
Além dos vírus citados acima, alguns testes que analisamos detectam simultaneamente um outro conjunto de vírus nas amostras – Rinovírus, Enterovírus, Metapneumovírus, Vírus Parainfluenza, Bocavírus, Coronavírus sazonais e Adenovírus –, além de bactérias como Bordetella, Mycoplasma e Chlamydophila.
A seguir estão as taxas de positividade de patógenos identificados por testes de painel de amplo espectro:
Esses testes, menos frequentes, são avaliados de forma isolada para uma melhor comparação.
Aqui estão os números absolutos de testes positivos para outros patógenos:
Como muitos desses patógenos afetam crianças, esses painéis amplos são frequentemente mais solicitados no grupo de 0 a 4 anos.
3. Taxas de positividade de testes por estados e faixas etárias
Com os resultados dos testes é possíve rastrear a positividade dos testes de covid-19 por estados e faixas etárias, como mostram os dois gráficos a seguir. Espaços em branco indicam que não houve dados suficientes para a análise.
Ênfase em unidades federativas.
Ênfase em faixas etárias.
Abaixo, os números mostram a evolução das infecções por Influenza A (gripe):
Dados disponíveis a partir de 08 de Janeiro 2022
O ITpS agradece aos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein, Hilab, HLAGyn e Sabin, que gentilmente nos forneceram dados de diagnósticos moleculares (RT-PCR, Flow Chip e antígeno) para compreendermos o atual cenário epidemiológico.