X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
pesquisa

Monitoramento da Ômicron - relatório 2

DATA DE PUBLICAÇÃO: 29.12.2021

Com dados dos laboratórios DB Molecular e Dasa, um total de 30.483 amostras de covid-19 foram testadas entre 1/12 e 25/12/21 e analisadas pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Dessas, 640 foram positivas, sendo 203 (31,7%) casos prováveis da Ômicron, detectados em 47 municípios de oito estados.



Os dados que apresentamos aqui foram obtidos por meio de um teste RT-PCR especial (Thermo Fisher), disponível principalmente na rede privada. Apesar dos vieses inerentes à amostragem, a crescente detecção de casos prováveis de Ômicron nos serve de alerta.


A Ômicron possui diversas mutações e deleções (remoções de fragmentos de genes). Uma deleção em particular afeta os códons 69 e 70 do gene S (na linhagem Ômicron BA.1). Alguns testes RT-PCR falham na detecção da região deletada, e assim podemos detectar a Ômicron.


De 1/12 a 25/12, dos 30.483 testes realizados, 640 foram positivos para o SARS-CoV-2. A baixa positividade (2,1%) é um bom sinal. Porém, entre os testes positivos, 31,7% são casos prováveis da Ômicron. Nos últimos sete dias, a proporção esteve acima de 40%, chegando a 70% em 25/12.



Os dados que apresentamos aqui foram coletados em 396 municípios de 16 estados brasileiros. Casos prováveis de Ômicron (SGTF) foram detectados em 47 municípios de oito estados.



Por ser uma variante muito transmissível e com grande potencial de escape imunológico, enquanto ainda entendemos o impacto que a Ômicron poderá gerar no Brasil, em especial em meio a uma epidemia de gripe, monitorar a disseminação desses vírus por meio de testagem é essencial.


Considerando os casos de Ômicron, a rápida disseminação da variante e a atual epidemia de gripe, recomendamos cautela neste período de festas de fim de ano. Máscara, distanciamento e boa circulação de ar em ambientes fechados são estratégias importantes contra a Ômicron e o vírus da gripe.


O ITpS agradece aos laboratórios privados de diagnóstico DB Molecular e Dasa, que gentilmente disponibilizaram dados de testagem (SGTF, Thermo Fisher) para nos ajudar a ter uma visão mais apurada do cenário atual.

VOLTAR
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942