X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
pesquisa

Monitoramento de patógenos respiratórios - relatório 3

DATA DE PUBLICAÇÃO: 18.03.2022

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) analisou dados de 528.393 testes realizados por DB Molecular, HLAGyn e Dasa, entre 19/12/21 e 12/3/22, para diagnóstico de infecções causadas por SARS-CoV-2, Influenza A ou Vírus Sincicial Respiratório (VSR).



Esses são dados de testagem molecular que identificam regiões específicas de genomas virais. Tais dados provêm principalmente de testes realizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (~94%). Nas últimas semanas observou-se queda da positividade de testes para múltiplos patógenos.



Na última semana (6 a 12/3), entre os testes positivos (que seguem em queda), ~71% revelaram infecções por SARS-CoV-2 (covid-19). O segundo patógeno mais comum no período foi o VSR, presente em ~21% das amostras positivas.


O vírus Influenza A, causador da gripe, ainda tem sido detectado, embora em baixa prevalência, sendo responsável por 1,9% das infecções respiratórias diagnosticadas entre 6 e 12/3.


Durante a rápida disseminação da sublinhagem BA.1 da variante Ômicron no Brasil, as taxas de positividade de testes ultrapassou 60% em meados de janeiro. A positividade para SARS-CoV-2 agora segue em queda constante, ficando abaixo de 10% na última semana.


A positividade para influenza A (gripe) segue em níveis baixos (< 1%). Já a positividade para o VSR tem subido, indo de 0,5% no início de fevereiro, para 5,2% na última semana.


O VSR causa resfriados comuns em todas as faixas etárias e pode gerar infecções graves em crianças e idosos. Na última semana, infecções foram observadas especialmente em crianças (0-9 anos), correspondendo a ~77% das infecções nessa faixa etária.


Estamos avaliando também a positividade de testes para covid-19 em alguns estados e por faixa etária. Os dados abaixo (semanais) mostram o cenário desde o final de dezembro passado. A positividade saiu do patamar elevado de 40-50%, e hoje está abaixo de 15% em muitos estados.


Epidemias locais causadas pela variante Ômicron têm durado de oito a dez semanas. Observamos abaixo como a positividade de testes em alguns estados segue em queda, chegando abaixo de 15% na última semana. O RJ atualmente apresenta a menor positividade: < 5%.



Por faixa etária, os testes de covid-19 da última semana revelaram positividade abaixo de 15% em todos os grupos, e entre crianças de 0-9 anos ficou abaixo de 5%. Como apresentamos anteriormente, crianças com até 9 anos têm sido principalmente afetadas por infecções por VSR.


O ITpS agradece aos laboratórios privados DB Molecular, HLAGyn e Dasa, que gentilmente disponibilizaram dados de testagem (RT-PCR e Flow Chip) para nos ajudar a ter uma visão mais apurada do cenário atual das epidemias de patógenos respiratórios.

VOLTAR
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942