X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Análises do Instituto Todos pela Saúde mostram alta circulação de quatro vírus respiratórios
Notícias do ITpS

Análises do Instituto Todos pela Saúde mostram alta circulação de quatro vírus respiratórios

20.04.2023

Análises do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com base em dados dos laboratórios Dasa, DB Molecular, HLAGyn e Sabin mostram elevada circulação de quatro vírus respiratórios: Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A, Influenza B e SARS-CoV-2. De 1º de maio de 2022 a 15 de abril de 2023, os laboratórios parceiros realizaram 726.269 testes, a maior parte nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste.



Na semana de 9 a 15 de abril, quanto à frequência de vírus nos testes para múltiplos patógenos (resultados positivos = 100%), 32% indicaram Influenza A; 28%, Influenza B; 21%, VSR; e 19%, SARS-CoV-2. 


No mesmo período, chama a atenção a positividade do VSR, de 23% - ou seja, de cada 100 testes realizados para esse vírus, 23 deram positivos. O percentual está acima de 20% nas últimas cinco semanas. A faixa etária mais atingida é a de crianças de 0 a 4 anos.


Outro destaque são as Influenzas A e B, cuja positividade está em 8% - de cada 100 testes realizados, 8 deram positivos para Influenza A e 8, para Influenza B. Para efeito de comparação, em 2022, a Influenza B sempre esteve abaixo de 1%. A faixa etária de 5 a 9 anos é a mais atingida por esse vírus.


O SARS-CoV-2, por sua vez, está em tendência de queda e atingiu na última semana analisada positividade de 9%. Os maiores percentuais são observados nas faixas etárias a partir de 60 anos. De 60 a 69 anos é de 24%. Como idosos são mais vulneráveis à covid-19, o ITpS orienta que a população busque os postos de saúde para receber todas as doses a que têm direito.


Em relação aos estados onde é possível fazer análise de forma individual, nas últimas duas semanas houve queda na positividade no Rio de Janeiro (de 13% para 6%), em São Paulo (12% para 7%) e no Distrito Federal (de 15% para 11%). 


O Instituto Todos pela Saúde está monitorando a circulação dos vírus respiratórios utilizando dados dos laboratórios parceiros — este é o 20º relatório. O objetivo é fornecer para o poder público, a imprensa e a sociedade informações com agilidade, para ajudar na tomada de decisões de saúde. Paralelamente, o ITpS também realiza o acompanhamento das variantes do SARS-CoV-2 no Brasil e no mundo. Os dois relatórios estão disponíveis na seção Pesquisas do site.


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas.

  • Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942