O documentário SARS-CoV-2: O Tempo da Pandemia, dos cineastas Eduardo e Lauro Escorel, está disponível na plataforma Itaú Cultural Play a partir desta terça-feira, 11, quando se completam cinco anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a covid-19 uma pandemia. Gravado em maio de 2021, o filme traz entrevistas com médicos e sanitaristas que estiveram à frente da gestão da iniciativa Todos pela Saúde e também no combate à doença em São Paulo e Manaus. O documentário foi exibido na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo naquele ano.
Paulo Chapchap, Maurício Ceschin, Gonzalo Vecina, Drauzio Varella, Sidney Klajner, Eugênio Vilaça e Pedro Barbosa aceitaram o desafio de liderar a iniciativa e ajudaram o Brasil, de forma voluntária, no enfrentamento da mais grave emergência sanitária vivida pelo mundo neste século. A iniciativa, criada pelo Itaú Unibanco a partir de uma doação de R$ 1 bilhão, é reconhecida por especialistas da saúde como a maior atuação filantrópica da história no sistema de saúde público brasileiro. Para saber mais, clique aqui.
Em março de 2021, a iniciativa deu origem ao Instituto Todos pela Saúde (ITpS), que tem o objetivo de ajudar o Brasil a se preparar e responder a surtos, epidemias e pandemias.
Para assistir ao filme basta acessar gratuitamente a plataforma Itaú Cultural Play em www.itauculturalplay.com.br. Disponível nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV e, também, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.
A atuação do ITpS
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.
Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.
O ITpS atua em três frentes: