X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Instituto Todos pela Saúde lança curso gratuito de Investigação de Surtos e Epidemias
Notícias do ITpS

Instituto Todos pela Saúde lança curso gratuito de Investigação de Surtos e Epidemias

13.12.2022

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lança nesta terça-feira, dia 13, o curso Investigação de Surtos e Epidemias para contribuir na formação dos profissionais que atuam em emergências sanitárias no Brasil. As inscrições estão abertas (clique aqui) e as aulas já podem ser iniciadas.


O curso é direcionado prioritariamente a profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que desempenham ações na vigilância em saúde, mas também estendem-se a quem quer trabalhar na área. Foi desenvolvido na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante, pois pode ser realizado a qualquer hora utilizando o material autoexplicativo. Os alunos também terão acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho. Haverá avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados ao fim da conclusão do curso.


“A pandemia da covid-19 nos mostrou que devemos ficar alerta, pois outras emergências sanitárias poderão surgir, demandando reação rápida dos profissionais de saúde”, afirma o imunologista Jorge Kalil, diretor-presidente do ITpS.


Investigação de Surtos e Epidemias tem o objetivo de formar profissionais da saúde para investigar emergências sanitárias. Ao longo das 45 horas de duração, ele fará com que o estudante se aproprie dos principais termos utilizados na área, compreenda a importância de se investigar surtos e epidemias, conheça os dez passos da investigação, e entenda a particularidades relacionadas às doenças respiratórias (covid-19 e outras) e exantemáticas (leptospirose, toxoplasmose e hepatite A).


A metodologia é ativa, baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos reais. Serão disponibilizados vídeos e materiais de apoio instrumentais para prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida, e indicação de bibliografia para o aprofundamento do assunto.


Investigação em Surtos e Epidemias é o segundo curso lançado pelo ITpS. O primeiro, Análise de Dados para Vigilância em Saúde, tem 45 horas e outros seis módulos complementares de 10 horas cada - as inscrições estão abertas (clique aqui).


No total, quatro cursos integrarão os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde. Em 2023 serão lançados mais dois: Plano de Contingência para Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico e Introdução à Vigilância Laboratorial e Genômica. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Universidade Aberta dos SUS (UNA-SUS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).*


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que ajudem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador.


São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas.

  • Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.


 


*


Os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS têm financiamento da Johnson & Johnson Foundation.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942