X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Positividade para covid-19 sobe 16 pontos percentuais em um mês e chega a 36%, aponta Instituto Todos pela Saúde
Notícias do ITpS

Positividade para covid-19 sobe 16 pontos percentuais em um mês e chega a 36%, aponta Instituto Todos pela Saúde

16.02.2024

A positividade de testes para covid-19 subiu 16 pontos percentuais em um mês: passou de 20% na Semana Epidemiológica 1 (SE 1), de 31/12/23 a 6/1/24, para 36% na SE 6, de 4 a 10/2/24. A última vez que o percentual atingiu 35% foi em dezembro de 2022. Também está em alta a positividade para Influenza A, que foi de 12% para 17% no mesmo período. As análises são do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com base em dados de diagnósticos moleculares feitos pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hilab, HLAGyn e Sabin. A íntegra do monitoramento, que ainda não considera o carnaval, está na seção Pesquisas do site.



Entre as unidades federativas com dados suficientes para análise individual, Paraná (com 46%, ou seja, de cada 100 testes feitos, 46 são positivos), Minas Gerais (43%), Rio de Janeiro (38%), Distrito Federal (38%), São Paulo (35%) e Goiás (34%) têm os maiores percentuais.



Em relação às faixas etárias, os percentuais são superiores a 37% entre pessoas a partir de 30 anos, atingindo o maior valor entre idosos de 70 a 79 anos (44%). Entre os mais jovens (0 a 29 anos), os percentuais variam de 14% a 30%.



O ITpS recomenda que a população se vacine contra a covid-19 e tome todas as doses indicadas conforme idade e condição de saúde. Em caso de dúvidas, procure um posto de saúde.


Para conhecer as taxas de positividade para outros vírus e bactérias, acesse a íntegra do levantamento.


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica – Ajudar a organizar, integrar, melhorar e manter redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e para cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados – Contribuir para promover análise e integração de bancos de dados para subsidiar políticas públicas baseadas em informações científicas.

  • Formação e informação – Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas; tornar públicas as informações científicas.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942