X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
pesquisa

Monitoramento de patógenos respiratórios - relatório 4

DATA DE PUBLICAÇÃO: 06.04.2022

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) analisou dados de 560.177 testes realizados por DB Molecular, HLAGyn e Dasa, entre 19/12/21 e 2/4/22, para diagnóstico de infecções causadas por SARS-CoV-2, Influenza A ou Vírus Sincicial Respiratório (VSR).



Esses são dados de testagem molecular que identificam regiões específicas de genomas virais. Tais dados provêm principalmente de testes realizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (~94%). Nas últimas três semanas, a positividade de testes para múltiplos patógenos se manteve baixa.



Na última semana (27/3 a 2/4), entre os testes positivos, ~86,2% revelaram infecções por SARS-CoV-2 (covid-19). O segundo patógeno mais comum no período foi o VSR, presente em ~12,9% das amostras positivas.



O vírus Influenza A, causador da gripe, ainda tem sido detectado, embora em baixa prevalência, sendo responsável por apenas 0,2% das infecções respiratórias diagnosticadas entre 27/3 e 2/4 (semana 13). Outros patógenos detectados representam ~0,7% dos casos.


Durante a rápida disseminação da sublinhagem BA.1 da variante Ômicron no Brasil, as taxas de positividade de testes ultrapassou 60% em meados de janeiro. A positividade para SARS-CoV-2 agora segue baixa, mantendo-se abaixo de 5% nas últimas três semanas (de 13/3 a 2/4).


 A positividade para influenza A (gripe) segue em níveis muito baixos (<0,4%). Já a positividade para o VSR segue subindo, saindo dos 0,5% no início de fevereiro, atingindo 13,6% na semana 12, com queda a 7,6% na semana 13 (até 02/04).


O VSR causa resfriados comuns em todas as faixas etárias e pode gerar infecções graves em crianças e idosos. Na semana 13 (até 2/4), infecções por VSR foram observadas especialmente em crianças (0-9 anos), sendo ~72% das infecções nessa faixa etária.



Estamos avaliando também a positividade de testes para covid-19 em alguns estados e por faixa etária. Os dados abaixo (semanais) mostram o cenário desde o final de dezembro passado. A positividade segue em patamar abaixo de 5% em muitos estados.



Observamos baixa positividade de testes nos estados investigados, ficando abaixo de 5% nas últimas duas semanas, reflexos da desaceleração das epidemias locais causadas pela variante Ômicron BA.1.


Nas últimas duas semanas, por faixa etária, os testes de covid-19 revelaram positividade abaixo de 5% na maioria dos grupos, e entre crianças de 0-9 anos ficou abaixo de 3%. Como apresentamos anteriormente, crianças de até 9 anos têm sido principalmente afetadas por infecções por VSR.


Estamos num cenário melhor, mas o coronavírus segue seu curso. Hoje, muitos casos de covid-19 no Brasil podem ser causados pela Ômicron BA.2, que até 19/02 aumentava sua prevalência a ~25% (linha cinza abaixo), em substituição à Ômicron BA.1 (verde). Clique aqui para saber mais.


O ITpS agradece aos laboratórios privados DB Molecular, HLAGyn e Dasa, que gentilmente disponibilizaram dados de testagem (RT-PCR e Flow Chip) para nos ajudar a ter uma visão mais apurada do cenário atual das epidemias de patógenos respiratórios.

VOLTAR
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942