X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Positividade de testes para VSR supera a de covid-19 e, após queda, ambas têm tendência de alta
Notícias do ITpS

Positividade de testes para VSR supera a de covid-19 e, após queda, ambas têm tendência de alta

10.02.2023

Com 18%, a positividade dos testes para Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ultrapassou a para covid-19, que está em 15%, e neste momento ambas apresentam tendência de alta. Nos meses de dezembro e janeiro também houve detecção de casos de Influenza B, que atingiu 4% de positividade, registro raro nos relatórios de patógenos respiratórios do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). As análises são do ITpS com base em 928 mil testes realizados pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, HLAGyn e Sabin, de 1º de fevereiro de 2022 a 4 de fevereiro de 2023.



A taxa de positividade para VSR caiu em meados de janeiro após o surto observado no fim do ano, mas voltou a subir: 16% (7/1), 6% (14/1), 7% (21/1), 15% (28/11) e 18% (4/2). Crianças de 0 a 4 anos são as principais infectadas pelo vírus. Nessa faixa etária, nas últimas quatro semanas, 87,5% dos diagnósticos positivos indicaram o VSR.


Em relação ao SARS-CoV-2, a taxa de positividade começou elevada neste início de ano, caiu mais de dez pontos percentuais e na última semana teve um leve aumento: 24% (7/1), 17% (14/1), 14% (21/1), 13% (28/11) e 15% (4/2). O aumento é observado praticamente em todas as faixas etárias e entre 50 a 80 anos está acima de 20%. Será preciso acompanhar a variação nas próximas semanas para verificar se a tendência de alta se manterá.



O ITpS destaca neste início de 2023, nos estados monitorados nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a subida da positividade para covid-19 no Rio de Janeiro (de 10% para 16%) e a positividade em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, que não ficou abaixo de 10% nem mesmo no momento de menor número de casos. Em locais fechados ou de grande aglomeração é indicado o uso de máscara e a higiene frequente das mãos.



Além de SARS-CoV-2, VSR e Influenza B, os testes moleculares utilizados pelos laboratórios (RT-PCR e Flowchip) detectam Influenza A.


O ITpS está monitorando a circulação dos vírus respiratórios utilizando dados dos laboratórios parceiros — este é o 18º relatório. O objetivo é fornecer para o poder público, a imprensa e a sociedade informações com agilidade, para ajudar na tomada de decisões de saúde. Paralelamente, o ITpS também realiza o acompanhamento das variantes do SARS-CoV-2 no Brasil e no mundo. Os dois relatórios são divulgados normalmente de forma alternada e estão disponíveis na seção Pesquisas do site do ITpS.


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas.

  • Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942