Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Positividade para Influenza A e VSR cai mais de 10 pontos percentuais, mas vírus continuam sendo os mais comuns
Notícias do ITpS

Positividade para Influenza A e VSR cai mais de 10 pontos percentuais, mas vírus continuam sendo os mais comuns

30.06.2025

Em cinco semanas, a positividade de exames para o vírus Influenza A apresentou uma queda de 12 pontos percentuais e atingiu 19% na Semana Epidemiológica 25 (SE 25, encerrada em 21/6). Ainda assim, permanece como o vírus respiratório mais prevalente nos municípios com dados analisados. Situação semelhante é observada com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), cuja positividade caiu 13 pontos percentuais no mesmo período.


As análises são do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com dados de diagnósticos moleculares feitos pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, Fleury, Hermes Pardini, Hilab, HLAGyn, Hospital Israelita Albert Einstein, Sabin e Target.



Os dados são provenientes de todas as regiões do Brasil, com maior concentração no Sudeste e Centro-Oeste. São Paulo lidera em número de casos acumulados de Influenza A nos últimos sete meses, seguido por Goiás e Distrito Federal.


Apesar de o vírus afetar pessoas de todas as idades, os maiores percentuais de positividade foram registrados nas faixas etárias de 5 a 9 anos (25%) e de 10 a 19 anos (21%).



Influenza B e covid-19 continuam em baixa circulação


O Influenza B, que causou surtos fora do inverno em 2023 e 2024, ou seja, fugiu da sua sazonalidade padrão, apresentou positividade abaixo de 1% em todas as faixas etárias na SE 25. A covid-19, que não tem padrão sazonal claro, também está em queda. Depois de registrar alta positividade em fevereiro (24%), o SARS-CoV-2 atingiu 1% na última semana.



A covid-19 tem oscilado com picos após períodos de baixa circulação. Se esse padrão se repetir, há chance de novo crescimento de positividade nas próximas semanas — o que reforça a importância da vacinação e da atenção a sintomas.


Recomendações à população


O ITpS reforça que sintomas como febre, tosse e dor no corpo devem ser observados com atenção, especialmente nos grupos de pessoas mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos e imunodeprimidos. Procurar atendimento médico nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas é essencial para um tratamento mais eficaz.


A vacinação continua sendo a melhor forma de se proteger. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece gratuitamente vacinas contra gripe e covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive para quem não pertence aos grupos prioritários.


Para conhecer a situação mais atual da circulação de outros importantes vírus respiratórios, acesse o histórico de surtos de patógenos respiratórios do ITpS, com análises atualizadas semanalmente.


E para saber mais sobre os monitoramentos de patógenos realizados pelo Instituto em parceria com laboratórios parceiros, em tempo oportuno, clique aqui.


A atuação do ITpS

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. 


Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes:

  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica – Ajudar a organizar, integrar, melhorar e manter redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e para cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.
  • Análise de dados – Contribuir para promover análise e integração de bancos de dados para subsidiar políticas públicas baseadas em informações científicas.
  • Formação e informação – Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas; tornar públicas as informações científicas.


Contato para imprensa

itps_imprensa@balmantconteudo.com.br | (11) 99597-7795





Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942

Termo de Uso e Aviso de Privacidade