A circulação do vírus da gripe, o influenza A, segue em crescimento no país. Na Semana Epidemiológica (SE) 45, encerrada em 8 de novembro, a positividade chegou a 23%, após uma alta de 7 pontos percentuais em um mês. No mesmo período, o SARS-CoV-2 (causador da covid-19) registrou queda e atingiu 8% de positividade. As análises são do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com dados de diagnósticos moleculares feitos pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, Fleury, Hermes Pardini, Hilab, HLAGyn, Hospital Israelita Albert Einstein, Sabin e Target.
O aumento recente do influenza A ocorre após semanas de baixa entre maio e julho e vem sendo impulsionado, especialmente, pela maior circulação do vírus entre crianças e jovens de 5 a 19 anos, que apresentaram cerca de 36% de exames positivos para o vírus no período. Desde agosto, São Paulo, Distrito Federal e Goiás concentram o maior número de exames positivos registrados em laboratórios parceiros.
"Estamos observando um comportamento atípico do influenza A, que voltou a crescer fora do período considerado mais comum. Isso reforça como a dinâmica dos vírus respiratórios mudou após a pandemia de covid-19 e por que é essencial mantermos um monitoramento contínuo", afirma Anderson Brito, coordenador científico do ITpS. Neste ano, os surtos do vírus da gripe aconteceram no outono, de abril a junho, e agora na primavera, durante o fim de setembro e início de novembro.
O ITpS reforça a importância da vacinação como medida mais eficaz de prevenção contra a gripe e recomenda atenção a sintomas como febre, tosse e dor no corpo, buscando atendimento médico nas primeiras 48 horas.
Para conhecer a situação mais atual da circulação de outros importantes vírus respiratórios, acesse o histórico de surtos de patógenos respiratórios do ITpS, com análises atualizadas semanalmente.
E para saber mais sobre os monitoramentos de patógenos realizados pelo Instituto em parceria com laboratórios parceiros, em tempo oportuno, clique aqui.
A atuação do ITpS
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.
Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.
O ITpS atua em três frentes:
Contato para imprensa
itps_imprensa@balmantconteudo.com.br | (11) 99597-7795