Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Positividade para Vírus Sincicial Respiratório atinge o maior pico dos últimos três anos
Notícias do ITpS

Positividade para Vírus Sincicial Respiratório atinge o maior pico dos últimos três anos

22.04.2025

A positividade para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) subiu nove pontos percentuais em um mês e atingiu 21% nas Semanas Epidemiológicas 14 e 15 (SE14 e SE15, encerradas em 5 e 12 de abril, respectivamente) – a maior alta no país desde 2022. As análises são do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com dados de diagnósticos moleculares feitos pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, Fleury, Hermes Pardini, Hilab, HLAGyn, Hospital Israelita Albert Einstein, Sabin e Target.



Os dados analisados pelo ITpS indicam que, desde novembro de 2024, quando a positividade para o vírus começou a aumentar, o VSR apresentou maior número de casos cumulativos na Região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.


Apesar de afetar pessoas de qualquer idade, a enfermidade é mais comum em bebês e crianças pequenas de até 4 anos. Por isso, é a principal causa de internações hospitalares nessa faixa etária – 8 em cada 10 no período – e pelos óbitos por infecções respiratórias nos primeiros seis meses de vida.


O vírus é transmitido de uma pessoa para outra ao tossir, espirrar ou tocar superfícies e objetos contaminados.



Influenza A atinge maior positividade do ano até o momento


A circulação do vírus da gripe também aumentou. A positividade subiu dez pontos percentuais em um mês e atingiu 19% na Semana Epidemiológica 15.


Os dados vêm de todas as regiões do Brasil, mas se concentram principalmente nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Dos estados com dados suficientes para análises individuais, São Paulo é o que tem o maior número de casos acumulados dos últimos cinco meses. Em seguida estão Santa Catarina e Distrito Federal.


Já a faixa etária com maior positividade é a de 5 a 9 anos (33%), seguida pela de 10 a 19 anos (31%). 



Até 2019, as infecções por Influenza A e outros vírus respiratórios no Brasil se concentravam principalmente no inverno, entre junho e setembro, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). No entanto, com o isolamento imposto pela pandemia de covid-19, esse padrão se modificou nos últimos anos. O VSR foi o único que apresentou uma dinâmica mais sazonal, embora destoe do padrão recorrente, que anteriormente se dava no inverno.


Com a sazonalidade dos vírus respiratórios menos previsível, torna-se mais difícil planejar campanhas de vacinação no momento ideal — o que reforça a importância do monitoramento contínuo.


Para conhecer a situação da circulação de outros importantes vírus respiratórios, acesse o histórico de surtos de patógenos respiratórios do ITpS.


E para saber mais sobre os monitoramentos de patógenos realizados pelo Instituto em parceria com laboratórios parceiros, em tempo oportuno, clique aqui.


A atuação do ITpS

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias. 


Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes:



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica – Ajudar a organizar, integrar, melhorar e manter redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e para cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.
  • Análise de dados – Contribuir para promover análise e integração de bancos de dados para subsidiar políticas públicas baseadas em informações científicas.
  • Formação e informação – Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas; tornar públicas as informações científicas.


Contato para imprensa:

itps_imprensa@balmantconteudo.com.br | (11) 99597-7795

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942

Termo de Uso e Aviso de Privacidade