X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
pesquisa

Monitoramento de patógenos respiratórios - relatório 9

DATA DE PUBLICAÇÃO: 16.06.2022

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) analisou dados de 297.135 testes realizados por Dasa, DB Molecular e HLAGyn, entre 1/2/22 e 11/6/22, para diagnóstico de infecções causadas por SARS-CoV-2, Influenza A/B ou Vírus Sincicial Respiratório (VSR).



Os testes moleculares (RT-PCR e Flowchip) detectam partes específicas de genomas virais. Os dados provêm das regiões Sudeste e Centro-Oeste (~95%). A proporção de testes positivos (em vermelho) nas duas últimas semanas ultrapassa valores observados em fevereiro.



O número de testes realizados segue com aumento expressivo no segundo trimestre. Em um mês, o número passou de 13.422 para 22.838, uma alta de 70%. E, mais relevante, é a alta de resultados positivos.



A positividade para SARS-CoV-2 continua com tendência de aumento. No intervalo de um mês (14/5 a 11/6), subiu de 23,6% para 42,3%. Em contraste, a positividade para VSR caiu de 17,3% para 8,4%. Influenza A apresentou leve aumento no período, de ~2% para 4%.



O VSR causa resfriados comuns em todas as faixas etárias e pode gerar infecções graves em crianças e idosos. Na semana 23 (até 11/6), os casos observados ocorreram em crianças pequenas (0-4 anos). Atenção aos sintomas de febre, tosse, coriza e desconforto respiratório.



Durante a sazonalidade do inverno é esperado aumento de casos de síndromes respiratórias. Entre os indivíduos positivos nas últimas semanas, as faixas etárias com maior números de casos foram 30-39 e 40-49 anos, notadamente detectáveis no gráfico.


Estamos monitorando a taxa de positividade de testes para covid-19 nos estados e por faixa etária. Os dados abaixo (semanais) mostram o cenário desde fevereiro. A última semana seguiu com aumentos no Sudeste, com SP e RJ registrando no mínimo 43% de positividade.


A positividade de testes segue aumentando. Nas últimas quatro semanas, com exceção de MG e SP, todos os estados analisados dobraram ou quase dobraram a positividade para covid-19. A maior alta ocorreu no DF, de 18% para 48%.



Nas duas últimas semanas, a positividade dos testes de covid-19 superou 45% nas faixas etárias acima de 30 anos, chegando a 52% entre adultos de 50-59 anos. Em crianças de 0-4 e 5-9 anos, a positividade está, respectivamente, em 16% e 27%.



Relatório do ITpS divulgado no dia 10/6 mostrou aumento na proporção de casos prováveis das subvariantes BA.4 e BA.5, de 10,4% a 44% em menos de um mês. Em breve, a maioria dos casos de covid-19 no Brasil será causada por essas  variantes.



O ITpS agradece aos laboratórios privados Dasa, DB Molecular e HLAGyn, que gentilmente disponibilizaram dados de testagem (RT-PCR e Flow Chip) para nos ajudar a ter uma visão mais apurada do cenário dinâmico de  epidemias por patógenos respiratórios.


Para acessar este relatório e versões anteriores dos monitoramentos, visite a seção Pesquisa do recém-lançado site do ITpS. No site, você também encontrará outras informações sobre o Instituto.

VOLTAR
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942