X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Buscador de cursos
FILTRO
FECHAR
X LIMPAR FILTROS
Formato
online
presencial
híbrido
Tema
planejamento e resposta a emergências em saúde
epidemiologia
vigilância em saúde
gestão de dados e tecnologia em saúde
doenças infecciosas
formação e especialização profissional em saúde
Carga horária
até 79h (capacitação)
de 80h a 179h (atualização)
de 180h a 359h (aperfeiçoamento)
a partir de 360h (especialização)
não informado
Estrutura
módulos sequenciais
módulos independentes
Necessita de inscrição
sim
não
Inscrições
abertas
sem data definida
Certificado
sim
não
Custo
gratuito
concessão de bolsa
Este buscador reúne cursos de análise de dados voltada à saúde, emergências sanitárias, vigilância epidemiológica, incluindo genômica, sistemas de informação de saúde e Saúde Única. As informações foram retiradas do site dos próprios cursos. Para comunicar erros ou fazer sugestões para a inclusão de novos cursos, por favor, escreva para comunicacao@itps.org.br.
Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Objetivo: Apresentar diferentes fontes de informação científica e tecnológica em saúde, bem como parte do universo de ferramentas disponíveis para o acesso e uso dessas fontes, incluindo a contribuição da Tecnologia da Informação e Comunicação na exploração dos recursos.
86 horas (atualização)
Análise de Dados para a Vigilância em Saúde - curso básico
Objetivo: Apresentar técnicas para gerenciamento de dados na vigilância, análise básica de dados, cálculo de indicadores e sua apresentação gráfica. Será utilizada a linguagem R.
45 horas (capacitação)
Análise Espacial de Dados para a Vigilância em Saúde
Objetivo: Apresentar os conceitos básicos para a elaboração de mapas, reconhecer dados espaciais em bancos de dados da saúde, visualizar os principais tipos de dados espaciais e produzir mapas de interesse para a vigilância em saúde. Será utilizada a linguagem R.
15 horas (capacitação)
Aperfeiçoamento em Informação Científica e Tecnológica para a Saúde
Objetivo: Contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições integrantes ao Sistema Único de Saúde (SUS) e daquelas voltadas para ciência e tecnologia em saúde, por meio da formação dos profissionais que atuam nas diversas atividades ligadas a produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica (ICT).
192 horas (aperfeiçoamento)
Aperfeiçoamento: Iniciativa Educacional em Vigilância Epidemiológica e Imunização (EducaVE)
Objetivo: Disponibilizar informações sobre Vigilância em Saúde, covid-19, imunização e arboviroses.
30 horas (capacitação)
Atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde
Objetivo: Introduzir conceitos básicos da análise espacial em eventos relacionados à saúde para formar possíveis replicadores das ferramentas em instituições parceiras.
80 horas (atualização)
Aula Especial sobre Plano de Contingência
Objetivo: Ajudar profissionais de saúde locais e gestores a planejar as estratégias de enfrentamento de emergências em saúde pública.
2 horas (capacitação)
Biologia dos Vetores das Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus - minicurso
Objetivo: Instroduzir o aluno no tema dos vetores das arboviroses (dengue, chikungunya e zika).
8 horas (capacitação)
Ciência de Dados Aplicada à Saúde
Objetivo: Capacitar, de forma teórica e prática, em temas como ciência de dados, mineração de dados, aprendizagem de máquina, análise preditiva e visual de grandes ou complexas bases de dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais.
60 horas (capacitação)
Construção de Diagramas de Controle na Vigilância em Saúde
Objetivo: Instruir profissionais a realizar análise exploratória para determinar anos epidêmicos e não epidêmicos e a construir diagramas de controle com dados cotidianos da vigilância em saúde. Será utilizada a linguagem R.
15 horas (capacitação)
Construção de Painéis (dashboards) para Monitoramento de Indicadores de Saúde
Objetivo: Conceituar o que são dashboards, apresentar as técnicas para gerar gráficos e tabelas interativas e ensinar a construir um painel (dashboard) com indicadores de saúde. Será utilizada a linguagem R.
15 horas (capacitação)
Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde
Objetivo: Abordar, no cenário da atenção básica, algumas das principais medidas de vigilância, de controle e orientações para o manejo clínico de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil.
60 horas (capacitação)
Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde
Objetivo: Aborda, no cenário da Atenção Básica, algumas das principais medidas de vigilância, de controle e orientações para o manejo clínico de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil.
60 horas (capacitação)
Epidemiologia Descritiva Aplicada à Vigilância em Saúde
Objetivo: Disseminar e promover o uso de conceitos e ferramentas epidemiológicas básicas para a realização de análises críticas da situação de saúde a partir de bases de dados secundárias disponíveis no DataSUS.
40 horas (capacitação)
Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) - avançado
Objetivo: Formar epidemiologistas de campo para ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública de interesse nacional ou internacional.
3.600 horas (especialização)
Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Objetivo: Qualificar profissionais que atuam nas diversas atividades ligadas a produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica (ICT).
390 horas (especialização)
Especialização em Sistemas de Informação, Monitoramento e Análise de Saúde Pública
Objetivo: Capacitar os alunos no manejo, produção, análise e utilização das informações em saúde no campo da saúde pública.
381 horas (especialização)
Excel para Profissionais de Saúde
Objetivo: Auxiliar, com teoria e prática, no treinamento de profissionais de saúde para o uso de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, com a finalidade de apoiar a análise de dados epidemiológicos e permitir o monitoramento e a avaliação de indicadores de saúde.
30 horas (capacitação)
Gestão de Riscos de Emergência em Saúde Pública no Contexto da Covid-19
Objetivo: Capacitar profissionais para atuar prospectivamente em emergência de saúde pública, com ênfase na preparação e resposta, de modo a incentivar uma mudança qualitativa no processo de gestão de riscos.
70 horas (capacitação)
InfoDengue e InfoGripe: Vigilância e Sistemas de Informação - módulo 2
Objetivo: Apresentar métodos e práticas específicas do InfoDengue e do InfoGripe.
20 horas (capacitação)
InfoDengue e InfoGripe: Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis - módulo 1
Objetivo: Prover aos profissionais da vigilância em saúde instrumentos que auxiliem na tomada de decisão em salas de situação em saúde municipais e estaduais.
20 horas (capacitação)
Instrumentos para o Enfrentamento de Emergências de Saúde Pública no Contexto da Sociedade Civil
Objetivo: Apoiar a sociedade civil e os movimentos sociais na América Latina na resposta às emergências de saúde pública que afetam suas populações, com conteúdo sobre governança global, atuação da sociedade civil e instrumentos para auxiliar mediadores e produtores de conhecimento por meio do fortalecimento da vigilância popular e do ativismo digital.
30 horas (capacitação)
Integração das Ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde
Objetivo: Promover e fortalecer a integração da Atenção Básica com a Vigilância em Saúde, propiciando a integralidade do direito à saúde da população e melhoria continua dos processos de gestão do trabalho.
10 horas (capacitação)
Introdução a Entomologia
Objetivo: Auxiliar os estudantes e profissionais da área das ciências da saúde no conhecimento da Entomologia.
8 horas (capacitação)
Introdução para Agente de Combate às Endemias (ACE)
Objetivo: Capacitar profissionais com informações sobre malária, biologia dos vetores das arboviroses, Vigilância Entomológica e integração das ações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, visando a qualidade de vida da população.
40 horas (capacitação)
Investigação de Surtos e Epidemias
Objetivo: Formar profissionais de saúde para a realizar a investigação de surtos e epidemias.
45 horas (capacitação)
Linkage de Bases de Dados de Saúde
Objetivo: Linkar diferentes bases, desde a preparação dos bancos até a análise da efetividade da operação que uniu as diferentes bases . Será utilizada a linguagem R.
15 horas (capacitação)
Manejo da Infecção Causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19)
Objetivo: Apoiar profissionais de saúde no manejo da infecção por SARS-CoV-2, observando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, acrescidas de recomendações da literatura e de especialistas de saúde.
45 horas (capacitação)
Medidas de Prevenção para Enfrentamento da Pandemia
Objetivo: Auxiliar os profissionais de saúde na prevenção da covid-19.
20 horas (capacitação)
Pneumologia Sanitária
Objetivo: Capacitar profissionais de saúde de nível superior a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, desenvolver vigilância epidemiológica, no âmbito da tuberculose.
500 horas (especialização)
Preparação de Planos de Contingência
Objetivo: Qualificar profissionais de saúde para identificar cenários de risco e elaborar planos de contingência que respondam oportunamente a potenciais emergências de saúde pública.
45 horas (capacitação)
Princípios e Práticas de Vigilância em Saúde
Objetivo: Compreender os conceitos, métodos e práticas de Vigilância em Saúde, priorizando a Vigilância Epidemiológica com foco na investigação e avaliação.
80 horas (atualização)
Produção Automatizada de Relatórios na Vigilância em Saúde
Objetivo: Automatizar a produção de relatórios técnicos, organizando a rotina de análises em relatórios dinâmicos (interativos) e criando relatórios com análises complexas. Será utilizada a linguagem R.
15 horas (capacitação)
Rastreamento de Contato
Objetivo: Apresentar métodos e ferramentas de rastreamento de contatos apoiados por tecnologias, como o Go.Data. Com estudo de caso.
10 horas (capacitação)
Sala de Situação em Saúde (SDS)
Objetivo: Apoiar equipes de saúde pública na criação e manutenção de uma sala de situação de saúde, com conhecimento do ferramental a ser aplicado, para análise e interpretação de dados, gestão de equipe e processo de trabalho.
30 horas (capacitação)
Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública
Objetivo: Aprimorar os conhecimentos das equipes técnicas de controle vetorial com relação à biologia e comportamento dos vetores, assim como das técnicas, equipamentos e produtos utilizados na rotina dos programas.
45 horas (capacitação)
Vigilância em Saúde
Objetivo: Promover a especialização de profissionais de nível superior críticos e reflexivos para atuar no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde, integrando a atenção à saúde e a gestão ao ensino e à pesquisa, de acordo com as políticas públicas nacionais e internacionais vigentes.
520 horas (especialização)
Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado à Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) - curso básico
Objetivo: Capacitar técnicos das Secretarias Municipais de Saúde para desenvolverem as ações do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.
40 horas (capacitação)
Vigilância em Saúde dos Riscos Associados a Desastres (Vigidesastres) - curso básico
Objetivo: Desenvolver ações de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde a desastres, reduzir doenças e agravos decorrentes, bem como os danos à infraestrutura de saúde.
não informado (3 módulos + avaliação)
Vigilância em Saúde Pública
Objetivo: Apoiar equipes de saúde pública para a atuação em seus municípios. Em 3 módulos, o aluno aprenderá sobre o cotidiano das instituições de vigilância, conceitos de Epidemiologia e informática da saúde, entre outros pontos.
40 horas (capacitação)
Vigilância Entomológica: Malária e Arboviroses
Objetivo: Capacitar agentes de saúde e demais interessados para atuar na vigilância entomológica da malária e das arboviroses.
20 horas (capacitação)
Vigilância Epidemiológica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar
Objetivo: Sistematizar as ações e os instrumentos utilizados na investigação de surtos de doenças transmitidas por água e alimentos, orientar quanto ao fluxo de notificação e ao suporte técnico para o desenvolvimento das atividades, visando integrar as áreas envolvidas no diagnóstico laboratorial e na implementação de medidas de prevenção e controle.
40 horas (capacitação)
Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais
Objetivo: Qualificar o profissional da saúde para reconhecer a importância da Vigilância Genômica Viral, identificando os métodos mais adequados e interpretando os resultados obtidos para responder de forma eficaz a eventos de emergência.
45 horas (capacitação)
Visualização de Dados de Interesse para a Vigilância em Saúde
Objetivo: Capacitar profissionais da área da saúde a produzir gráficos de interesse para a vigilância em saúde - de gráficos de barras e de linhas até boxplots, pirâmides etárias e gráficos temporais de calor (calendar heatmaps). Será utilizada a linguagem R.
15 horas (capacitação)
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942