X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
pesquisa

Monitoramento de patógenos respiratórios - relatório 12

DATA DE PUBLICAÇÃO: 12.08.2022

Com dados de 398.435 testes realizados por Dasa, DB Molecular e HLAGyn, análises do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) entre 1/2 e 6/8/22 mostram que a positividade para covid-19 caiu em todas faixas etárias, atingindo patamares abaixo de 18%. Cenário semelhante havia sido registrado pela última vez no final de abril.



No intervalo de um mês, de 9/7 a 6/8, houve uma queda de aproximadamente 20 pontos percentuais na taxa de positividade para covid-19, de 34,5% para 13,7%.



Os testes moleculares utilizados (RT-PCR e Flowchip) indicam infecções causadas por SARS-CoV-2, Influenza A/B ou Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Nas últimas quatro semanas, observou-se queda da positividade de testes.



Com a predominância das subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron nos estados brasileiros, devemos observar quedas no número de casos similares às observadas em março e abril. O número de testes positivos segue caindo e alcançou o menor patamar neste trimestre.



Na última semana, seguimos observando queda da positividade de testes para SARS-CoV-2 (hoje em 13,7%). A positividade para Influenza B segue próximo a zero, Influenza A apresentou menor percentual no trimestre (1,6%) e VSR, a menor taxa desde março (3,4%).



Apesar dos percentuais baixos de detecção, os vírus causadores de síndromes respiratórias continuam circulando. É importante prestar atenção aos sintomas característicos de infecções respiratórias, como febre, tosse, coriza e desconforto respiratório.



O ITpS também está monitorando a taxa de positividade de testes para covid-19 em estados. Os dados abaixo (semanais) mostram o cenário desde a última semana de 2021. A visualização com mapa de calor facilita identificar as duas ondas de covid-19 em 2022.



Nas últimas semanas, entre os estados acompanhados, é perceptível a queda da positividade. Ao longo de julho, no Centro-Oeste, GO registrou queda de 18,2% para 14,1%, DF, de 8,5% para 2,7%, e MT, tendência de redução mais lenta ao longo das semanas.


No Sudeste, MG apresentou queda na positividade de 15,8% para 14,1%; SP foi de 19,2% para 13,9% e RJ, de 15,1% para 13,9%. A Região Sudeste está com tendência de queda desde a primeira semana de julho.


Relatório ITpS divulgado em 5/8 mostrou que as subvariantes BA.4 e BA.5 já são responsáveis por praticamente todos os casos (98,8%). A disseminação dessas subvariantes fez com que elas alcançassem pelo menos 264 municípios. 


O ITpS agradece aos laboratórios privados Dasa, DB Molecular e HLAGyn, que gentilmente disponibilizaram dados de testagem (RT-PCR e Flow Chip) para nos ajudar a ter uma visão mais apurada do cenário dinâmico de epidemias por patógenos respiratórios.

VOLTAR
Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942