O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) recebeu nesta terça-feira, 30 de setembro, a visita de representantes do Programa de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as instituições e compartilhar experiências sobre uso e análise de dados para melhorar a vida das pessoas.
A coordenadora do Programa de Saúde Digital do Estado de SP, Cristina Balestrin, e as assessoras técnicas do gabinete, Roberta Rubia, Rafaela Caliman e Ane Caroline Oliveira, foram recebidas pelo diretor-presidente do ITpS, Gerson Penna, pelo diretor de Operações, Vanderson Sampaio, e por integrantes da equipe.
Durante a reunião, foram apresentados os principais projetos em andamento do Instituto, com destaque para iniciativas que apoiam o fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica, a análise de dados para tomadas de decisões mais qualificadas e a oferta de cursos gratuitos voltados à formação de profissionais da saúde que atuam ou desejam atuar na área da vigilância à saúde.
As representantes da secretaria, por sua vez, compartilharam os principais desafios e avanços enfrentados na atualidade.
Gerson Penna ressaltou a relevância do diálogo entre as instituições. "Esse encontro reforça a importância de unir ciência, gestão e inovação para responder aos desafios da saúde pública brasileira", disse.
Cristina Balestrin destacou a complexidade do sistema de saúde brasileiro e a importância de construir pontes entre governo, terceiro setor e instituições privadas de modo a evitar esforços isolados. "Na saúde digital, há muitas possibilidades para evitar desperdícios e redundâncias e, assim, aproveitar as competências de todos esses segmentos da sociedade, que muitas vezes trabalham de forma isolada."