X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Curto News: 40 das 118 macrorregiões de saúde do Brasil apresentam alta na taxa de casos de covid-19, diz Instituto Todos pela Saúde
Na mídia

Curto News: 40 das 118 macrorregiões de saúde do Brasil apresentam alta na taxa de casos de covid-19, diz Instituto Todos pela Saúde

08.12.2022

Segundo o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), em relatório divulgado nesta quinta-feira (8), 33,9% das macrorregiões brasileiras apresentaram alta na taxa de casos semanais de covid-19 nesse início de dezembro. Através de dados do Ministério da Saúde, o ITpS identificou que, das 118 macrorregiões do Brasil, 40 apresentaram número elevado de infecções. Os índices elevados estão, principalmente, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba e Distrito Federal. O Curto News é parceiro do ITpS para divulgar informação precisa e descomplicada sobre a covid-19.


O Instituto Todos pela Saúde ainda aponta que, há dez semanas, apenas 2 macrorregiões estavam em situação de alta taxa de casos. Com 400 casos a cada 100 mil habitantes, atualmente, o Espírito Santo lidera o índice de casos de covid-19.


ITpS utiliza metodologia ‘nowcasting’

Com base numa metodologia que analisa modelos estatísticos que corrigem o atraso de dados (nowcasting) para prenunciar o atual cenário e a influências das variantes, o ITpS também buscou informações da Universidade Johns Hopkins e do banco internacional Gisaid. Isso porque as amostras disponibilizadas no Gisaid foram coletadas de 25 de setembro a 18 de novembro. 


De acordo com o ITpS, “a geração de dados de sequenciamento é um processo complexo e multidisciplinar, sendo comuns atrasos entre a coleta das amostras e o depósito dos genomas no Gisaid. Por isso, o ITpS utilizou o nowcasting”.


(..)


Conteúdo gratuito disponível no Curto News (clique aqui)


Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942