X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Estadão: Entenda a infecção causada pelo adenovírus
Na mídia

Estadão: Entenda a infecção causada pelo adenovírus

03.10.2022

Renata Okumura


Pertencente a um grupo de vírus que causa doenças respiratórias, como resfriados comuns, bronquite, pneumonia e até problemas intestinais como diarreia, o adenovírus também pode desencadear um quadro de gripe associado a conjuntivite em crianças. Neste tipo específico de infecção, a criança começa apresentando sinais de resfriado e, posteriormente, os olhos também ficam com muita secreção. Os sintomas podem durar em torno de 14 dias. Hospitais e médicos de São Paulo têm relatado aumento de pacientes com esses sintomas nas últimas semanas.


Segundo a Rede D’Or São Luiz, nos últimos seis meses foi observado um crescimento importante da incidência de quadros virais nas crianças. Na unidade Anália Franco, o adenovírus predominou por dois meses, sendo comum na faixa etária de 2 a 6 anos, em média. Atualmente, houve também crescimento dos quadros relacionados à influenza (gripe comum), com alteração da faixa etária, em geral acima de 8 anos, porém com gravidade menor.


(...)


Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo afirma que as referências estaduais para atendimento pediátrico são os hospitais Darcy Vargas e Cândido Fontoura. Nos últimos 30 dias, ambos registraram um aumento devido à sazonalidade em cerca de 20% nos atendimentos de pronto-socorro. Os principais diagnósticos são de casos gripais, envolvendo basicamente, febre, tosse, coriza, dor de garganta e chiado no peito.


Ainda segundo a pasta, em todo Estado paulista, de 22 de julho a 20 de setembro de 2022, foram notificados 1.256 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em crianças de 5 a 11 anos, 85,4% a menos que no mesmo período do ano passado.


(...)


Aumentos de casos de influenza


Ainda conforme o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a positividade para Influenza A subiu de 4,3% para 23,3% entre 20 de agosto a 17 de setembro, com porcentuais mais elevados observados em adolescentes de 10 a 19 anos (52,5%), seguidos por crianças entre 5 a 9 anos (40,8%).


(...)


Conteúdo disponível para assinantes do Estadão (clique aqui)

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942