Agência Fapesp
Para ajudar na formação dos profissionais que atuam no combate a emergências sanitárias, o Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lançou o curso “Preparação de Planos de Contingência”. Direcionado prioritariamente a profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que desempenham ações na vigilância em saúde, o programa também se estende a quem quer trabalhar na área. A formação foi desenvolvida na modalidade educação a distância, com aulas assíncronas.
Os alunos também terão acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho. Haverá avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados ao fim da conclusão do curso.
Com 45 horas de duração, a capacitação busca qualificar profissionais de saúde para identificar cenários de risco e elaborar planos de contingência que respondam com rapidez a potenciais emergências. Tem também o intuito de ajudar o aluno a identificar os principais componentes de um plano de contingência; reconhecer o planejamento como ferramenta; mobilizar grupos e instituições para a construção de um plano de contingência; entender a utilidade das ferramentas de comunicação; e elaborar um plano de contingência.
A metodologia é ativa, baseada em problemas e com a proposição de resolução de casos reais. Serão disponibilizados vídeos e materiais de apoio instrumentais para a prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida e indicação de bibliografia para o aprofundamento do assunto.
As inscrições podem ser feitas pela página do curso até 16 de junho. A capacitação poderá ser concluída até 19 de julho.
Mais informações: www.unasus.gov.br/cursos/oferta/419485.
Conteúdo reproduzido na íntegra do site da Fapesp (clique aqui)