O recente aumento dos casos de covid-19 alerta para a necessidade de colocar a vacinação em dia. Levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) divulgado na última sexta-feira, 15, mostrou que a taxa de testes positivos para covid-19 aumentou oito pontos percentuais no Brasil em apenas 15 dias.
De acordo com um relatório, a positividade para a infecção pelo novo coronavírus atingiu 22,3% na primeira semana de setembro.
Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgados na última quinta-feira, 14, apontam para o crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 em alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Acredita-se que aumento esteja associado à Eris, subvariante da Ômicron.
Por outro lado, dados do Ministério da Saúde compilados mostram que até a última quarta-feira, 13, apenas 21,54% da população tomou a vacina bivalente, desenvolvida para proteger contra a variante Ômicron. Para efeito de comparação, para a vacina monovalente, a cobertura é de 87,09%.
A faixa etária com a menor adesão à vacina é a de adolescentes de 12 a 17 anos, com apenas 1,2% de cobertura vacinal. Já a idade de maior adesão é entre 75 a 79 anos, com 46,5% de cobertura. Os dados cobertura vai aumentando conforme a idade, mas permanece baixa de forma geral.
(...)
Conteúdo disponível em Folha de Pernambuco (clique aqui)
Leia também em: