X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Instituto Todos pela Saúde abre chamada para laboratórios que trabalham com agentes virais com potencial epidêmico
Notícias do ITpS

Instituto Todos pela Saúde abre chamada para laboratórios que trabalham com agentes virais com potencial epidêmico

07.06.2023

SÃO PAULO – O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) está com inscrições abertas para selecionar laboratórios que trabalham com agentes virais com potencial epidêmico e tenham interesse de se unir em rede e compartilhar dados de sequenciamento genômico para possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas em benefício da saúde pública. O primeiro foco é o vírus da dengue, e depois serão feitos esforços com outros patógenos.


O objetivo é constituir uma rede de parceiros capaz de coletar e sequenciar amostras que possibilitem o monitoramento da evolução viral, o diagnóstico preciso de doenças e a investigação de surtos e epidemias para uma resposta rápida às futuras emergências sanitárias, incluindo a produção de informações que possam auxiliar no desenvolvimento de medicamentos e vacinas.


Desde a década de 1980, o Brasil enfrenta sucessivos surtos e epidemias de dengue, variando o sorotipo, a intensidade da disseminação e a extensão geográfica, porém, existem poucos genomas completos do vírus abertos para a pesquisa pública. Neste momento, o ITpS quer aumentar o número de sequências de dengue disponíveis para que se possa conhecer a diversidade genética do vírus e, ao mesmo tempo, os vários grupos interessados em trabalhar em conjunto com esse e com outros patógenos.


Para integrar a rede, o pesquisador deve cadastrar o seu laboratório junto ao ITpS e preencher um questionário (clique aqui). Os centros interessados em participar da tarefa da dengue deverão ter amostras recentes do vírus devidamente caracterizadas com metadados (data, local de coleta, etc) e armazenadas. O ITpS investirá recursos para apoiar o sequenciamento de até 1,5 mil amostras de vírus da dengue, que será aberto à comunidade científica.


Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: rede_seq@itps.org.br


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. São parceiros institucionais a Fundação Itaú, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas.

  • Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942